O Parque Real, último classificado do campeonato regional do primeiro escalão, com seis pontos, foi despromovido ao escalão inferior, enquanto a União de São Lourenço, penúltimo classificado, vai disputar a liguilha com o segundo classificado do segundo escalão.


O campeonato regional de futebol do primeiro escalão, que conta com 10 equipas, deixa antever dois cenários: ou é a que dispõe de melhores avançados a nível nacional ou a pior defesa no contexto nacional.

Nas 18 jornadas, num total de 90 jogos, foram marcados mais de 400 golos (408) o que dá uma média aproximada de seis golos por jogo, sendo que dois jogadores, Ká (Botafogo) e Kutchutcha (Vulcânico) em conjunto apontaram 49 golos em cerca de 18 jogos.

Só a equipa do Parque Real sofreu mais de uma centena de golos nas 18 partidas disputadas (104), uma média de 5.7 golos por jogo.

Face à qualidade dos jogos, alguns dirigentes já começam a questionar sobre a necessidade de repensar o figurino de campeonato regional do primeiro escalão, sobretudo a redução do número de equipas que disputam o regional passando de 10 para 8 equipas.

Ao longo do campeonato regional, assistiu-se na tribuna do estádio 5 de Julho em São Filipe a discussões de dirigentes com acusações mútuas de “compra” de jogos ou de jogadores para facilitar esta ou aquela equipa e muitas vezes o resultado não espelha a verdade desportiva e nem o seu próprio desenvolvimento e a competição sadia que se pretende do futebol.

O Spartak, que goleou sábado a formação de Baxada por 9-0, sagrou-se pela primeira vez campeão regional do primeiro escalão ao longo dos seus 13 anos de história.

O Parque Real regressa ao segundo escalão, depois de uma época de convívio entre os grandes e a formação de São Lourenço vai discutir a permanência no principal campeonato com o vice-campeão do segundo escalão, cuja segunda fase decorre depois das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe.

Resultado completo da última jornada do campeonato regional de primeiro escalão: Valencia 2 – Vulcânico 2, Cutelinho 4 – No Pintcha 0, Spartak 9 – Baxada 0, Botafogo 6 – Parque Real 2 e União de São Lourenço 0 – Académica 4.

Classificação final: Spartak (campeão da época 2014/15) 44 pontos, Académica com 42 pontos, Cutelinho 35, Botafogo 34, Vulcânico 30, Valencia 24, No Pintcha 20, Baxada 11, União de São Lourenço 09 e Parque Real com 06 pontos.

A nível do segundo escalão, após a realização da primeira fase, num sistema de todos contra todos, as equipas do ABC de Patim, Esperança, Nova Era e Juventude apuraram para a segunda fase que, também, vai ser disputada no sistema de todos contra todos para encontrar o campeão que ascende, de forma automática, ao primeiro escalão e o segundo classificado que vai discutir com União a segunda vaga para o primeiro escalão.

As equipas de Desportivo de Cova Figueira, Grito Povo dos Mosteiros, Luzabril e Brasilim de São Filipe não conseguiram o apuramento para a segunda etapa do campeonato.