A 14ª e última jornada do campeonato de São Vicente, a disputar-se este fim-de-semana, tem o atrativo da decisão da equipa que vai acompanhar o Mindelense, campeão regional e nacional, em título, ao campeonato de Cabo Verde.

Este ano, por o Mindelense ser o campeão de Cabo Verde em título e já campeão regional da época em curso, com a direito a defender o título nacional, a equipa segunda classificada será, assim, a representante de São Vicente no campeonato de Cabo Verde, ilha, portanto, que terá duas equipas na prova.

À entrada da derradeira jornada, apenas duas equipas, Derby, segundo classificado com 22 pontos, e Falcões do Norte, terceiro com 20 pontos, têm ainda chances matemáticas de alcançar o segundo lugar.

Das duas, Falcões do Norte é a primeira a entrar em campo, no sábado, 25, às 14:00, tendo como adversário o campeão Mindelense.

Em caso de derrota da equipa verde de Chã de Alecrim, o Derby entra já qualificado para o campeonato de Cabo Verde, no domingo, 26, quando for defrontar o Salamansa, às 14:00.

Em hipótese contrária, vitória dos Falcões do Norte, o Derby ficará obrigado a vencer o Salamansa se quiser marcar presença no campeonato de Cabo Verde.

Mas a última jornada define ainda a equipa que vai disputar a liguilha com o segundo classificado do campeonato da 2ª divisão, luta que será travada pelas formações do Salamansa e da Académica do Mindelo, já que o Ribeira Bote já foi despromovido à 2ª divisão.

O Salamansa, que defronta o Derby na última jornada, parte para o jogo com a vantagem de três pontos, 14 contra 11, sobre a Académica, que defronta o Batuque no jogo que encerra o campeonato.

Ou seja, o Salamansa depende apenas e só de si para permanecer na 1ª divisão, bastando para tal que não perca o seu jogo com Derby. É que, em caso de derrota do Salamansa e vitória da Académica ante o Batuque, a Micá remete o Salamansa para a liguilha, e garante a permanência na 1ª divisão.

Isto porque em caso de igualdade pontual no final do campeonato, a vantagem no confronto directo será decisivo e aqui a Académica leva a melhor, com empate 0-0, na primeira volta, e vitória de 2-1 sobre o Salamansa na segunda volta.

Quadro de jogos da 14ª e última jornada do campeonato de futebol de São Vicente da 1ª divisão: Falcões do Norte – Mindelense e Amarante – Ribeira Bote, no sábado, 25, e Salamansa – FC Derby e Académica – Batuque, no domingo, 26.

Na classificação, a uma jornada do fim do campeonato, o Mindelense lidera com 35 pontos, seguido do Derby com 22, Falcões do Norte com 20, Amarante e Batuque, com os mesmos 18 pontos, Salamansa 14 pontos, Académica 11 pontos e Ribeira Bote, já despromovido com seis pontos.