A Associação Regional de Futebol de Santiago Norte tem calendarizada para o próximo mês de maio a implementação de novas provas desportivas na região, com destaque para o futsal, futebol de praia, campeonato sénior feminino, e campeonato Sub 17.

Em declarações à Inforpress, o presidente da associação, Arlindo Furtado disse acreditar que estas iniciativas só dignificam e engrandecem a região desportiva e o desporto nacional, de um modo geral, sendo contudo necessário o empenho de todos.

Segundo indicou, a Associação de Futebol de Santiago Norte (AFSN) pretende realizar a modalidade de futsal no pavilhão de Assomada, o futebol de praia já neste Verão, na praia de Tarrafal, tendo já inscrito 15 clubes para o campeonato sénior feminino e campeonato Sub 17.

Arlindo Furtado explicou, que as novas modalidades que vão ser implementadas em Maio vai servir para dar mais visibilidade para o desporto na região Santiago Norte e dar aos jovens a oportunidade de praticarem diferentes modalidades.

De acordo com este responsável, as equipas existentes na região são constituídas essencialmente por jovens, e a associação quer aproveitar esse facto para, através do desporto, incentivar os jovens e sensibiliza-los sobre as vantagens do desporto no combate aos males da sociedade.

Por outro lado, Arlindo Furtado realça que as empresas privadas e as instituições públicas deveriam apoiar mais o desporto como forma de engrandecer a modalidade tanto a nível local como a nível nacional.

“Não deviam esperar para apoiar uma equipa só quando ela esteja no auge, mas começar desde os trabalhos de base como forma de encorajar as equipas e sobretudo os jovens”, sublinhou o presidente da associação.

Entretanto, aproveitou para apelar às câmaras municipais dos seis concelhos da região, bem como as entidades privadas a darem mais apoios no desenvolvimento do desporto em geral, mas particularmente ao futebol de Santiago Norte e às equipas que são constituídas por grupos de jovens interessados na prática do desporto.