O Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS) confirmou, quarta-feira à noite, a sentença com que havia penalizado o Sporting da Praia (derrota por 3-0), face o protesto dos Travadores por utilização irregular de jogador.

Segundo o comunicado dessa instituição, o órgão voltou a analisar o acórdão, por imposição do Conselho da Justiça da Federação Cabo-verdiana de Futebol, e manteve a sua sentença da derrota ao Sporting (3-0).

O caso refere-se à 9ª jornada do regional em que o Sporting vencera (2-0), e acabou por perder na secretaria por 3-0 a favor dos Travadores, acrescido de multa no valor de 20 mil escudos, depois de os Travadores protestarem a “utilização irregular do central Ademar Almeida”.

A direção leonina recorreu ao Conselho Jurisdicional da FCF que, baixara o acórdão à ARFSS para nova apreciação, argumentando que faltava quórum nos integrantes do Conselho, ainda que reconhecia a utilização irregular do futebolista em causa, por ter jogado com três cartões amarelos.

Com este parecer, a classificação final do Regional de Futebol de Santiago Sul fica tudo na mesma, com a formação leonina a manter-se no segundo posto, com menos nove pontos que o campeão da presente temporada, o Boavista da Praia.

Os Travadores terminam o campeonato no oitavo posto, enquanto Vitória fica no nono lugar, posição que lhe obriga a disputar o jogo de permanência, liguilha.

Entretanto, o Varanda, com este acórdão, volta a ver confirmado a sua despromoção direta a segunda divisão.

Este acórdão do Conselho Jurisdicional da ARFSS leva a assinatura do presidente Marcelo Araújo, do secretário-relator Joaquim Andrade Rodrigues e do vogal, Manuel Monteiro.