A Académica do Porto Novo recusa jogar com a Académica da Boa Vista, este fim-de-semana, caso todos os jogos da última jornada do grupo A do campeonato cabo-verdiano de futebol não se realizem na mesma data. A posição foi manifestada pelo presidente da Académica do Porto Novo, Elísio Silva, depois de o clube portonovense ter recebido, da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) o calendário dos jogos da última jornada do grupo A do campeonato, que distribui, para sábado e domingo, a realização dos jogos.

Elísio Silva explica que o calendário da FCF, comunicado esta quinta-feira aos clubes estipula que o jogo Spartak-Paulense se realiza no sábado e as restantes partidas no domingo.

Segundo o presidente da Académica do Porto Novo, está-se perante “uma situação bastante estranha”, protagonizada por “pessoas com experiência no futebol em Cabo Verde”, mas que “estão a cometer um erro grave”, que coloca em causa a verdade desportiva”.

No entender deste dirigente desportivo, com três equipas (Paulense Académica do Porto Novo e Académico 83) com possibilidades de chegarem às meias-finais do campeonato cabo-verdiano de futebol, “todos os jogos deste grupo devem realizar-se no mesmo dia e à mesma hora”.

Segundo Elísio Silva, a Académica do Porto Novo está na disposição de ir à Boa Vista, mas não pretende entrar em campo, caso a FCF não retifique o calendário, em que marca, para sábado, o jogo Spartak-Paulense e, para domingo, os desafios Derby-Académico 83 e Académica da Boa Vista-Académica do Porto Novo.

O presidente da Académica do Porto Novo disse que tanto a Académica da Boa Vista como o Académico 83 estão dispostos também a não jogar caso a FCF não recue na sua decisão.

“Se queremos verdade desportiva no futebol em Cabo Verde, a FCF tem que mandar realizar os jogos do grupo A no mesmo dia e à mesma hora”, notou Elísio Silva, considerando que “ainda se está a tempo de resolver este problema”.

O grupo A do campeonato é liderado pelo Derby, com 12 pontos (já qualificado), seguido pelo Paulense, com sete pontos. A Académica do Porto Novo e o Académico 83, do Maio, repartem o terceiro lugar do grupo A, ambos com seis pontos. Spartak do Fogo, com três pontos, e Academia da Boa Vista, com apenas um ponto, são os últimos deste grupo.