Mindelense e Derby, duas equipas da ilha de São Vicente, jogam sábado, no Estádio Adérito Sena, a primeira mão da final do campeonato cabo-verdiano de futebol, numa decisão inédita que vai mexer com a conhecida como "ilha do Monte Cara".

Para chegar à final, o Mindelense, que joga na condição de visitado, eliminou o Paulense de Santo Antão Norte, enquanto o Derby deixou para trás o Boavista da Praia.

Apesar de terem perdido os jogos da primeira mão das meias-finais - o Mindelense frente ao Paulense (1-0) e o Derby ante o Boavista da Praia (2-1) - as duas equipas de São Vicente deram a volta na segunda mão e passaram à final.

Enquanto o Mindelense venceu o Paulense por 2-0, o Derby eliminou o Boavista na marcação das grandes penalidades, após vencer também por 2-1 ao longo de 120 minutos.

Na primeira fase, as duas equipas terminaram em primeiro lugar dos respetivos grupos, contando só vitórias nos cinco jogos realizados.

O Derby é vice-campeão regional em São Vicente, tendo apurado para o nacional graças ao facto de o Mindelense, campeão regional, ser também bicampeão nacional.

Enquanto o Mindelense procura o inédito tricampeonato e o 17.º título nacional na sua história, o Derby lutará para conquistar o quarto título de campeão de Cabo Verde.

A finalíssima do campeonato será no fim de semana seguinte, no mesmo Estádio Adérito Sena, sendo que será o Derby a jogar na condição de visitado.

Durante os dois jogos, espera-se uma grande moldura humana no Estádio Municipal Adérito Sena, com grande festa dos são-vicentinos, que não escondem o seu orgulho de ver duas equipas da ilha a disputar a prova mais importante a nível de clubes em Cabo Verde.

O quadro dos vencedores do campeonato cabo-verdiano, cuja primeira edição se disputou em 1959, divide-se em duas partes, antes (15 provas) e depois (38) da independência, a 05 de julho de 1975.

Até essa data, a região da ilha de São Vicente conquistou nove títulos, repartidos pelas equipas do Mindelense (seis), Académica do Mindelo (dois) e Castilho (um).

As restantes seis edições foram ganhas pelas equipas de Santiago Sul: Sporting da Praia (dois), Travadores (dois), Boavista (um) e Académica (um).

A partir de 1975, Mindelense tem 10 títulos, Sporting da Praia têm nove, seguidos pelos Travadores de Santiago (quatro), Académica do Mindelo (três), FC Derby (três) e do Boavista da Praia (três).

Castilho (São Vicente), Botafogo (Fogo), Académica da Boavista (Boavista), Amarante (São Vicente), 11 Unidos (Maio), Sal Rei (Boavista) e Académico (Sal) têm um título nacional cada.