A seleção de futebol da ilha do Fogo de futebol, detentora do título da Taça Independência, estreia-se esta quinta-feira na competição defrontando a congénere de São Vicente, naquele que será a reedição da final de 2013.

Em partida a contar para a primeira jornada do Grupo B, vão entrar no Estádio Marcelo Leitão duas equipas candidatas ao título, sendo que os sanvicentinos vão tentar 'vingar' a derrota imposta pelos foguenses na última edição da competição.

No outro jogo desta tarde, a seleção de Santiago, um crónico candidato ao título, defronta o combinado da ilha de Santo Antão, que procura o seu primeiro cetro na prova e a nível do futebol cabo-verdiano.

A partida promete, dado que a rivalidade entre as duas ilhas tem sido muito acirrada nos últimos tempos, principalmente a nível clubes, nomeadamente entre o Sporting da Praia e a Académica do Porto Novo.

Das quatro seleções que entram em campo hoje apenas a ilha de Santo Antão não conseguiu vencer a Taça Independência.

As seleções do Sal, da Boa Vista e de São Nicolau partilham o Grupo A. O combinado do Fogo (detentor do título), São Vicente e Maio estão inseridos no Grupo B, ao passo que as seleções regionais de Santo Antão, Santiago e Brava dividem a Poule C.

Na edição de 2013, realizada na ilha do Fogo, a Taça de Independência ficou com a seleção anfitriã, que derrotou São Vicente, na final, por 1-0.