O Sporting Clube da Praia promove no próximo dia 5 de agosto, na cidade da Praia, o primeiro Fórum Internacional de Futebol no país. O evento intitula-se “I Jornadas Afrofutebol” e tem como convidado de honra o antigo jornalista desportivo e ex-presidente do Olympique de Marseille, Pape Diouf.

O antigo presidente do clube francês vai estar em Cabo Verde entre os dias 3 a 8 de Agosto. Além de visitas a infraestruturas desportivas, como o Estádio Nacional, Pape Diouf deverá encontra-se com entidades oficiais, como é o caso da ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, bem como os presidentes da Câmara da Praia, Ulisses Correia e Silva, e do Sal, Jorge Figueiredo, já que também vai visitar a ilha das salinas.

O ponto alto desta vinda a Cabo Verde acontece na quarta-feira, dia 5 de Agosto, com o fórum que tem lugar no Hotel Praia Mar, na Praia. O evento arranca as 17h30 e vai ser constituído por quatro painéis: “A importância dos clubes no processo de desenvolvimento do futebol nacional”, “O papel do estado no financiamento do futebol de formação”, “A comunicação social: que papel no desenvolvimento do futebol” e “A profissionalização do futebol na África: os desafios da sustentabilidade”.

Além do convidado internacional, o fórum conta com a participação da ministra Fernanda Marques, bem como do edil Ulisses Correia e Silva. Entre os oradores constam nomes como: Paulo Veiga, presidente do SCP, o director-geral dos Desportos, Gerson Melo, e ainda Rui Pereira.

Segundo o comunicado do SCP, “pretende-se com a realização do fórum recolher um conjunto de subsídios visando novos rumos dos clubes nacionais face aos novos desafios que lhes são colocados,
fundamentalmente, nas vertentes formação, auto sustentabilidade e internacionalização”.

Perfil


Pape Diouf, nasceu no Chade e aos 18 anos emigrou para França. Começou a sua carreira como jornalista desportivo. Chegou a ser agente de jogadores.

Em 2004 passou a ser o presidente do Olympique de Marseille. Depois de deixar a Presidência do clube em 2009, Diouf criou em Marselha uma escola de Jornalismo e Comunicação.

Actualmente é comentarista no Canal Plus Africa e é conferencista na Europa e em África.

Em 2012 foi condecorado com a Legião de Honra pelo Presidente francês, François Hollande.