A seleção de futebol de Ribeira da Barca, concelho de Santa Catarina (interior de Santiago) pediu este sábado ajuda às autoridades para aquisição de materiais desportivos e assim ter "melhores condições" para preparar o campeonato regional.

Em declarações à Inforpress, o novo treinador da seleção da Ribeira da Barca, José Miguel Barbosa, também conhecido por Zemi, avançou que a sua equipa tem a "boa vontade", mas carece de materiais para treino, como cones, arcos, equipamentos, bolas e "principalmente" as botas que, a seu ver, têm feito com que muitos convocados não tenham participado nos jogos.

Segundo o técnico, a seleção não tem o seu próprio equipamento e tem ultrapassado esta situação graças ao apoio da Escola de Iniciação de Futebol de Ribeira da Barca no empréstimo dos equipamentos e outros materiais.

Barbosa disse que a nova equipa técnica, formada por treinador, treinador-adjunto, massagista, bolseiro e preparador físico, enfrenta problemas financeiros e necessita de 15 mil escudos para a inscrição dos futebolistas, condição imposta pela associação para participarem no campeonato regional de Santiago Norte, época 2015/16.

O problema financeiro, acrescentou, também tem condicionado os treinos da seleção, visto que de momento estão envolvidos no campeonato das festividades do município "Nha Santa Catarina" e, por falta de uma baliza em condições no campo de terra batida local, são obrigados a deslocarem-se à Assomada.

"De momento estamos no torneio das festividades de Nha Santa Catarina e já passámos a fase de grupos e agora vamos jogar todos contra todos", lembrou.

O treinador informou que a seleção conta de momento com 25 jogadores, mas perdeu três "bons jogadores" devido à "ambição" dos mesmos, tendo em conta a "forte concorrência" de quem investe, "fruto de melhores condições financeiras".

Adiantou que a seleção que dirige tem agendado um jogo com a Boavista da Praia para breve, o qual servirá de preparação, tendo agendada a realização de mais jogos de preparação tendo em vista o campeonato da época futebolística 2015/16.

"Ribeira da Barca tem potencialidades no futebol, mas precisamos de apoios para irmos mais além. No futsal já somos reconhecidos a nível de Santiago Sul como os melhores", concluiu.