A VI Gala do Desporto da Praia, que acontece no dia 13, sob o lema "Praia cidade educadora com o desporto criando valores" terá um orçamento de 1,1 milhões escudos (9.975 euros)

A comunicação oficial do evento foi feita esta sexta-feira em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, pelo vereador da Cultura e Desporto da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, que indicou que serão homenageados 38 atletas, para além de associações desportivas.

O destaque da gala, conforme a Inforpress já noticiou, vai para a homenagem a Márcio Fernandes, atleta cabo-verdiano campeão do Mundo na prova de lançamento de dardo, o qual bateu recentemente o seu próprio recorde e o africano, em Doha (Qatar), com a marca de 56,24 metros.

Para além Márcio Fernandes, a autarquia vai brindará a Escola de Futebol Bola pa Frente com uma menção honrosa, equipa bicampeã de Cabo Verde de futebol feminino e orientada pela treinadora Nita Nédio.

“Fora do regulamento da gala vamos homenagear a Escola Bola pa Frente, não só pelos títulos conseguidos, mas também pelo trabalho social que tem feito e por ser dirigira por uma mulher”, justificou o vereador.

A VI Gala do Desporto da Câmara Municipal da Praia vai prestar homenagem a Márcio Fernandes, atleta crioulo com residência fixa nos últimos tempos na Inglaterra, que vai também ser condecorado Governo de Cabo Verde pelo contributo à causa do desporto cabo-verdiano.

Está ainda prevista na agenda visitas ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e ao chefe do Governo, José Maria Neves, bem como à ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, para além dos comités paralímpicos e olímpicos.

Márcio Fernandes sagrou-se, domingo último, em Doha, Qatar, campeão do Mundo na prova de lançamento de dardo, ao bater o ser próprio recorde e o africano com a marca de 56,24 metros.

O atleta, que já se encontra qualificado para Jogos Paralímpicos Rio’2016, no Brasil, confirmou assim o seu potencial na prova de lançamento de dardo, relegando Rory Mcsweeney, da Nova Zelândia, para Medalha de Prata, com o lançamento de 55,80 metros, e o atleta islandês, Helgi Sveinsson, com 55,18 metros, para Medalha de Bronze.