As equipas do Mindelense e do Amarante dão este sábado, no Estádio Adérito Sena, no Mindelo, o pontapé-de-saída nas provas calendarizadas pela Associação de Futebol de São Vicente para a época 2015-2016, quando disputarem a Supertaça.

Primeira competição da nova época, a Supertaça é disputada pelo campeão e pelo vencedor da Taça de São Vicente da época anterior.

O Mindelense conquistou as duas provas, e o Amarante, por seu lado, joga a Supertaça na condição de finalista vencido da Taça São Vicente, justamente com o Mindelense por 2-3.

A associação de futebol juntou hoje os técnicos finalistas, numa conferência de imprensa, para promover a prova, e quer Rui Alberto Leite, treinador do Mindelense, quer Armando Soares, treinador do Amarante, dizem partir para o jogo com “olhos posto” na conquista da Supertaça.

O técnico do Mindelense reconheceu que o Amarante foi o adversário “mais difícil” que a sua equipa enfrentou na época passada, “a única que retirou pontos” ao Mindelense, com dois empates, mas mesmo assim os encarnados, sintetizou o treinador, não abrem mãos da sua responsabilidade que é entrar sempre para ganhar”.

Armado Soares, treinador do Amarante, por seu, avançou que “mesmo com a razia” que o plantel sofreu em relação à época transata, com a perda de sete titulares, vai entrar “para ganhar”, pois o Amarante “não sabe jogar de outra forma”.

O calendário de provas oficiais da Associação de Futebol de São Vicente, segundo o presidente da direção, Júlio do Rosário, será cumprindo ao logo de seis meses, de Novembro do corrente ano a Maio de 2016, com um conjunto de provas na primeira e segunda divisões como Supertaça, Taça Associação, Taça São Vicente e campeonato regional, para além de provas nos escalões sub-15, sub-17, futebol feminino e o regresso do escalão sub-19.

Para além da Supertaça, segundo o calendário, a anteceder o Torneio de Abertura, este ano com nova designação de Taça Associação, que principia no fim-de-semana 21 e 22 de Novembro, será disputado, dias 14 e 15 o torneio quadrangular internacional do 75º aniversário da Associação Académica do Mindelo.

A Taça Associação, que se disputa no sistema todos contra todos a uma mão, já tem calendário, o qual ditou, para a 1ª jornada, dias 21 e 22 de Novembro, os jogos Falcões do Norte – Mindelense, Derby – Salamansa, Farense – Amarante e Batuque – Académica.

O campeonato regional de São Vicente, por seu lado, a disputar em 14 jornadas distribuídas por duas voltas, principia no fim-de-semana 16 e 17 de Janeiro de 2016 com os jogos Falcões do Norte – Mindelense, Farense – Salamansa, Académica – Derby e Batuque – Amarante, na primeira jornada.

Da mesma forma, clubes e associação promoveram o sorteio da Taça São Vicente, envolvendo equipas da 1ª e 2ª divisões, a disputar de 22 de Janeiro de 2016 a 30 de Abril do mesmo ano, em duas eliminatórias, as meias-finais e a final.

A primeira eliminatória, distribuída por três dias (22, 23 e 24 de Janeiro) tem o seguinte quadro de jogos; Calhau (2ª divisão) – Académica (1ª divisão); São Pedro (2ª divisão) – Ponta d´Pom (2ª divisão); Batuque (1ª divisão) – Salamansa (1ª divisão); Derby (1ª divisão) – Mindelense (1ª divisão); Falcões do Norte (1ª divisão) – Amarante (1ª divisão); Castilho (2ª divisão) – Ribeira Bote (2ª divisão) e Farense (1ª divisão) – Corinthians (2ª jornada).

Os vencedores disputam a segunda eliminatória, seguindo-se as meias-finais e a final, esta última a disputar-se a 30 de Abril de 2016.

As provas da 2ª divisão, por seu lado, estão calendarizadas para o fim-de-semana 09 e 10 de Janeiro de 2016, com a Taça Associação, antigo Torneio de Abertura, e campeonato regional, com início marcado para o fim-de-semana 20 e 21 de Fevereiro.

Por fim, as provas nos escalões de formação, ficaram calendarizadas para 30 e 31 de Janeiro (sub-15) e 06 e 07 de Fevereiro (sub-17), ao passo que o campeonato no escalão feminino deve principiar no fim-de-semana 13 e 14 de Fevereiro.