O Clube Sportivo Mindelense conquistou hoje a Supertaça da ilha de São Vicente, em futebol, ao derrotar o Amarante por 2-1, em jogo disputado no Estádio Adérito Sena e inaugurou oficialmente a nova época.

O Amarante foi a primeira equipa a marcar no jogo, aos 41 minutos da primeira parte, quando Djóni converteu um livre directo de fora da área no 1-0, resultado ao intervalo.

O Mindelense operou a reviravolta no placard na segunda parte, aos 49 minutos Adir começou por estabelecer o empate, e aos 73 minutos Tuíta fixou o resultado final em 2-1 para o Mindelense.

Tuíta foi distinguido como o futebolista mais valioso da final.

Primeira competição da nova época futebolística, a Supertaça é disputada pelo campeão e pelo vencedor da Taça de São Vicente da época anterior, mas, no caso da época transacta, o Mindelense conquistou as duas provas, e o Amarante, por seu lado, jogou a Supertaça na condição de finalista vencido da Taça São Vicente, justamente com o Mindelense por 2-3.

O calendário de provas oficiais da Associação de Futebol de São Vicente será cumprindo ao logo de seis meses, de Novembro do corrente ano a Maio de 2016, com um conjunto de provas na primeira e segunda divisões como Supertaça, Taça Associação, Taça São Vicente e campeonato regional, para além de provas nos escalões sub-15, sub-17, futebol feminino e o regresso do escalão sub-19.

A anteceder o Torneio de Abertura, este ano com nova designação, Taça Associação, que principia no fim-de-semana 21 e 22 de novembro, será disputado dias 14 e 15 o torneio quadrangular internacional do 75º aniversário da Associação Académica do Mindelo.

A Taça Associação, que se disputa no sistema todos contra todos a uma mão, já tem calendário, o qual ditou, para a 1ª jornada, dias 21 e 22 de novembro, os jogos Falcões do Norte – Mindelense, Derby – Salamansa, Farense – Amarante e Batuque – Académica.

O campeonato regional de São Vicente, por seu lado, a disputar em 14 jornadas distribuídas por duas voltas, principia no fim-de-semana 16 e 17 de janeiro de 2016 com os jogos Falcões do Norte – Mindelense, Farense – Salamansa, Académica – Derby e Batuque – Amarante, na primeira jornada.

Da mesma forma, clubes e associação promoveram o sorteio da Taça São Vicente, envolvendo equipas da 1ª e 2ª divisões, a disputar de 22 de Janeiro de 2016 a 30 de Abril do mesmo ano, em duas eliminatórias, as meias-finais e a final.

A primeira eliminatória, distribuída por três dias (22, 23 e 24 de Janeiro) tem o seguinte quadro de jogos; Calhau (2ª divisão) – Académica (1ª divisão); São Pedro (2ª divisão) – Ponta d´Pom (2ª divisão); Batuque (1ª divisão) – Salamansa (1ª divisão); Derby (1ª divisão) – Mindelense (1ª divisão); Falcões do Norte (1ª divisão) – Amarante (1ª divisão); Castilho (2ª divisão) – Ribeira Bote (2ª divisão) e Farense (1ª divisão) – Corinthians (2ª jornada).

Os vencedores disputam a segunda eliminatória, seguindo-se as meias-finais e a final, esta última a disputar-se a 30 de Abril de 2016.

As provas da 2ª divisão, por seu lado, estão calendarizadas para o fim-de-semana 09 e 10 de janeiro de 2016, com a Taça Associação, antigo Torneio de Abertura, e campeonato regional, com início marcado para o fim-de-semana 20 e 21 de fevereiro.

Por fim, as provas nos escalões de formação, ficaram calendarizadas para 30 e 31 de janeiro (sub-15) e 06 e 07 de fevereiro (sub-17), ao passo que o campeonato no escalão feminino deve principiar no fim-de-semana 13 e 14 de fevereiro.