O torneio quadrangular de futebol do Dia do Município de Santa Catarina (Fogo), conta este ano com a participação de seleções dos três municípios da ilha e da equipa de Futebol Club Esperança da comunidade emigrada nos Estados Unidos da América.

A equipa Esperança dos EUA chega à ilha do Fogo no sábado e o torneio, a ser disputado pelo sistema de eliminatórias, decorre nos dias 22 e 24 de novembro no campo de terra batida de Monte Pelado, cujas obras estão em fase avançada de construção.

Segundo Pedro Pires, vereador da Juventude e Desporto na edilidade de Santa Catarina, no primeiro dia jogam a seleção de Santa Catarina contra a sua congénere dos Mosteiros e a seleção de São Filipe contra a equipa de Futebol Club Esperança dos Estados Unidos. No segundo dia jogam os vencidos, no primeiro jogo, e os vencedores, no segundo jogo, e serão atribuídos troféus para os primeiro, segundo e terceiro classificados.

Para o dia 22 está programada a realização da prova de ciclismo no percurso Patim (São Filipe) / Cova Figueira, sede do município, com passagem pelos povoados de Saltos, Achada Furna, Figueira Pavão, numa distância de mais de 20 quilómetros, e para o dia 24 a prova de atletismo no percurso Fonte Aleixo Sul / campo de Monte Pelado.

Um torneio de futsal interzonas, com a participação de equipas da parte sul do município de Santa Catarina, nomeadamente Monte Vermelho, Roçadas, Fonte Cabrito e Fonte Aleixo, decorre a partir de hoje e está enquadrado nas festas do dia do município de Santa Catarina do Fogo e da sua Santa Padroeira, assim como do décimo aniversário da criação do município de Santa Catarina.

Uma espécie de gincana motorizada, denominada "descoberta do tesouro", através de desfile de motos pelas diferentes localidades, consta também do programa.

Para sábado está prevista a realização de uma palestra sobre "empreendedorismo como motor do desenvolvimento" e no domingo o encontro com emigrantes, serviços e instituições bancárias com representação a nível da ilha, já que o município não dispõe de nenhuma agência de instituição bancária.