A Académica, líder isolado da prova à entrada para o jogo da quinta jornada, não foi além de um empate a um golo frente ao Botafogo e corre o risco de perder a liderança para Cutelinho ou Valência, caso uma dessas equipas consiga vencer o jogo de domingo.

Apesar de Académica apresentar melhor lote de jogadores, foi a equipa do Botafogo a entrar melhor no jogo, criando nos minutos iniciais hipótese de marcar.

Esta formação chegou ao golo nos primeiros 20 minutos, na sequência de um desentendimento entre o defesa Lalo e o guarda-redes Djidje, com este a sair da baliza e com aquele a fazer o atraso atirando a bola do alcance do guarda-redes, fazendo funcionar o placar para o Botafogo.

Ainda na primeira parte a formação do Botafogo criou mais oportunidades que foram desperdiçadas.

No primeiro minuto do segundo tempo a formação do Botafogo, que esteve melhor durante todo o desafio a ter ocasião para marcar, mas Djidje com boa defesa consegue evitar o segundo golo. A formação da Académica, com entrada de Guy, começou a pressionar mais o último reduto do Botafogo e conseguiu restabelecer a igualdade por intermedio de Zé Batatinha, numa jogada que a formação do Botafogo reclamou fora de jogo.

A equipa do Botafogo ainda criou mais duas oportunidades quase no fim do jogo, tendo os avançados desperdiçado hipótese de desfazer a igualdade e conquistar os três pontos.

Na segunda partida da quinta jornada, a formação de União de São Lourenço entrou melhor no jogo e numa jogada rápida de contra ataque e aproveitando uma falha defensiva fez o placar funcionar, mas o Spartak, a meio do primeiro tempo conseguiu restabelecer a igualdade. Entretanto, ainda antes do intervalo, na conversão de uma grande penalidade, a formação de São Lourenço voltou a colocar-se em vantagem.

Na segunda parte apesar de União ter terminado o jogo com menos duas unidades, o placard jamais se alterou e conquistou a sua primeira vitória e os três pontos, deixando assim o fundo de tabela classificativa.

Nos Mosteiros, a formação de No Pintcha não foi além de um empate a zero golo com a formação de Juventude, tendo a formação de Juventude conquistado assim o seu primeiro ponto no campeonato.

Resultado parcial da quinta jornada; Botafogo 1 – Académica 1, Spartak 1 – União de São Lourenço 2 e No Pintcha 0 – Juventude 0

A quinta jornada fica completa domingo com a realização dos Valencia – Cutelinho e Vulcânico – Baxada, sendo que o encontro o primeiro jogo poderá ditar o líder da prova, em caso de vitória, já que as duas equipas estão na terceira posição com nove pontos, a dois da Académica e um do Botafogo.

Classificação provisória: Académica 11 pontos, Botafogo 10, Cutelinho e Valência 09, Vulcânico 08, Spartak 07, No Pintcha 04, Baxada e União de São Lourenço com 03 pontos e Juventude com apenas um ponto.