A época futebolística em Santo Antão-Norte arranca este fim-de-semana no estádio João Serra, na Ponta do Sol, com a realização da supertaça desta região desportiva, entre o Paulense, campeão regional, e o Rosariense, finalista vencido da taça regional de Santo Antão Norte.

O presidente cessante da Associação Regional de Futebol de Santo Antão Norte, Carlos Assunção, disse à Inforpress que “tudo está a postos” para o arranque das atividades previstas no plano de atividades aprovado pelos clubes desta zona desportiva, nomeadamente, esta supertaça em que as duas equipas tentarão levantar o troféu da primeira competição na presente temporada.

Este ano a Associação Regional optou pela não realização do torneio de abertura já que “a Associação não tem vindo a ter apoios” e a prova tem custos elevados que a Associação não tem condições de assumir já que não tem patrocinadores suficientes para financiar essa atividade, disse Carlos Assunção.

Para agravar a situação, este ano as despesas de policiamento vão duplicar e a Associação, denuncia Carlos Assunção, “não recebe subsídios das Câmaras Municipais nem tem conseguido patrocínios junto das empresas” para financiar a época futebolística nesta zona desportiva.

Em termos organizativos, Carlos Assunção, que já está em final de mandato e não é candidato à própria sucessão, garantiu que está tudo a postos para o arranque da época futebolística em Santo Antão Norte e a bola começa a rolar este fim-de-semana no estádio João Serra, na Ponta do Sol.

Académica e Marítimo disputam Supertaça em Santo Antão-Sul

A Académica do Porto Novo e o Marítimo disputam, este sábado, no Estádio Municipal do Porto Novo, a sétima edição da supertaça de Santo Antão – Sul, a competição que abre a época futebolística nesta região desportiva.

A Académica, campeão em título e vencedor da taça Porto Novo, na época passada, e o Marítimo, finalista vencido da taça Porto Novo, ambas apostam na vitória nesta prova, para poderem “entrar em grande” na temporada 2015/2016.

Segundo o treinador maritimista, Adívio, o Marítimo pretende “atacar em grande” esta época, razão pela qual “só pensa na vitória”, este sábado, frente à Académica.

O técnico do Marítimo antevê “um jogo agradável” entre as duas equipas que têm dominado o futebol em Santo Antão – Sul, em que vai estar em disputa o primeiro título da temporada, que o clube espera contestar pela primeira vez.

Em relação ao campeonato regional, que se inicia em Janeiro, Adívio garantiu à Inforpress que o propósito do Marítimo é conquistar a prova rainha do futebol portonovense, que foge aos verdes-rubros há cinco épocas.

Por seu lado, Gunga, treinador da Académica, clube penta-campeão regional, afirmou que a sua equipa entra nesta temporada para revalidar todos os títulos e, por isso, a supertaça não foge à regra.

“Estamos nesta época para revalidar todos os títulos. Por isso, só pensamos na vitória este sábado”, notou o Gunga, lembrando que a Académica conquistou, na temporada passada, todos os troféus disputados a nível regional: supertaça, taça Porto Novo e o campeonato.

A supertaça, com o nome de Filipe de Bitú (ex-futebolista, já falecido), começou a ser disputada na temporada 2007/2008.

Académica já conquistou o troféu por três vezes (2007/2008, 2012/2013 e 2014/2015). A Fiorentina (2008/2009), Sporting (2009/2010) e Inter (2010/2011) são as outras equipas vencedoras do troféu.

A prova não se realizou nas épocas 2011/2012 e 2013/2014.