A partida entre Académica, que lidera a prova em igualdade pontual com o Vulcânico, e Valência que reparte a terceira posição com Botafogo e Cutelinho, é um dos jogos da sexta jornada em que todas as partidas são consideradas importantes.

Na abertura da jornada, no estádio 5 de Julho, defrontam-se as formações de União de São Lourenço e Baxada de Cova Figueira, ambas com uma vitória em cinco jogos e que estão empatadas no penúltimo lugar e, por isso, este jogo vai permitir ao vencedor dar um passo significativo na manutenção no primeiro escalão.

As duas equipas apresentam um lote de jogadores equilibrados e a expectativa é grande, quer por parte da Baxada quer por parte de União de São Lourenço, até porque foram as duas equipas que venceram o campeão em título, o Spartak, esta temporada.

No pólo contrario, na corrida ao título, no segundo jogo de sábado, a Académica que divide o primeiro posto com Vulcânico recebe a formação de Valência que divide a terceira posição com Botafogo e Cutelinho, uma partida em que ambas as equipas pretendem conquistar os três pontos que poderá assegurar a liderança.

A Académica, que na jornada anterior não foi além de um empate a um golo frente ao Botafogo, facto que originou algum descontentamento dos adeptos pela forma como a equipa encarou o desafio, vai querer ratificar e vencer esta partida, enquanto Valência, que também veio de um empate a um golo frente ao Cutelinho, não pretende facilitar a vida a Académica.

Ainda no sábado e no estádio Francisco José Rodrigues, nos Mosteiros, as duas equipas locais que participam no campeonato regional de primeiro escalão, Cutelinho e No Pintcha, defrontam-se entre si naquilo que é considerado o “derby” mosteirense e que habitualmente leva muitos adeptos dos dois clubes ao estádio.

O Cutelinho, que reparte a terceira posição com Botafogo e Valência e que está a um ponto da liderança, é favorito para esta partida contra No Pintcha que ocupa sétima posição, com apenas quatro pontos, mas habitualmente esta formação costuma vencer com facilidade o Cutelinho.

No domingo e no estádio 5 de Julho, em São Filipe, estão previstas duas partidas, sendo a primeira entre Spartak, campeão em titulo mas que ocupa um modesto sexto lugar e o Botafogo que ocupa a terceira posição, a um ponto da liderança, e na segunda partida o Vulcânico, líder da prova com os mesmos pontos que Académica, defronta o ultimo classificado, o Juventude que soma apenas um ponto.

Apesar da diferença pontual e a posição ocupada na tabela classificativa, não se trata de um jogo fácil para o Vulcânico.

Jogos da sexta jornada, sábado no estádio 5 de Julho jogam União – Baxada e Académica – Valência e no Francisco José Rodrigues, nos Mosteiros, No Pintcha – Cutelinho. Domingo no 5 de Julho jogam Spartak – Botafogo e Juventude – Vulcânico.