O Boavista da Praia e o treinador Joel de Castro, o primeiro treinador português a orientar uma equipa cabo-verdiana de futebol, anunciaram hoje a rescisão do contrato, por mútuo acordo.

Em comunicados publicados nas páginas no Facebook, tanto o Boavista da Praia como o treinador Joel de Castro anunciaram que o contrato de trabalho de dois anos, assinado em setembro último, chegou ao fim "por mútuo acordo".

"A direção do Boavista da Praia agradece o empenho e dedicação que Joel de Castro sempre evidenciou ao serviço do nosso clube e aproveita para desejar as maiores felicidades para os projetos que venha a estar envolvido no futuro", lê-se na nota do clube ‘axadrezado’ da capital cabo-verdiana. Por sua vez, Joel de Castro, de 30 anos, agradeceu aos intervenientes o único título que ganhou pelo Boavista - a Supertaça de Santiago Sul - e desejou que "toda a família" do clube continue a ganhar mais títulos.

"Peço a todos, principalmente à comunicação social, que devido a estarmos numa época festiva respeitem o meu silêncio sobre o assunto, para poder concentrar-me em família e dedicar o meu tempo aos que mais amo", escreveu Joel de Castro.

O técnico português, que chegou no ano passado a Cabo Verde para treinar a equipa do Spartak da ilha do Fogo, não teve um bom início de época no Boavista da Praia, no qual cumpriu cinco jogos no campeonato regional, tendo um registo de duas vitórias, um empate e duas derrotas.

A última derrota de 5-1 ocorreu no passado fim de semana frente à Académica da Praia.

O Boavista da Praia, que ambiciona conquistar o título, ocupa o oitavo lugar do regional de Santiago Sul, com sete pontos, menos cinco do que o líder Académica. Em declarações à agência Lusa, Joel de Castro disse que agora que está sem clube vai se concentrar na família que também está em Cabo Verde, mas quer voltar a treinar o mais breve possível.

"Se surgir um projeto certo não terei nenhum problema", afirmou o jovem treinador, dizendo que é-lhe "indiferente" que seja em Cabo Verde ou em Portugal.

Contudo, garantiu que enquanto treinava o Boavista teve alguns convites de clubes portugueses, sem os identificar, e prometendo analisá-los.

Em Portugal, Joel de Castro, natural de Castelo Branco, trabalhou nos escalões de formação do Vieirense e do Sporting de Pombal.

O técnico chegou a Cabo Verde em 2011 para trabalhar num restaurante do pai na ilha do Sal, mas regressou à Europa em 2013 para formação, voltando a solo cabo-verdiano em 2014 para treinar o Spartak do Fogo, ao serviço do qual foi campeão regional.