A conquista pelo Spartak do primeiro título regional de futebol, a transferência do seu jogador Rudy Monteiro para Marítimo B, e o encaixe financeiro por parte da Académica são os acontecimentos mais marcantes do ano a nível desportivo.

Depois de conquistar vários títulos nas modalidades de voleibol e basquetebol, a Associação Desportiva, Cultural e Recreativa Spartak d´Aguadinha (ADSA), fundada em Janeiro de 2002 e oficializada a 30 de Setembro do mesmo ano, conseguiu o seu primeiro título depois de 13 anos a participar nas provas regionais.

Outro facto marcante neste ano que está prestes a findar é a chamada de Rudy à selecção A e a sua posterior transferência para o Marítimo B, de Portugal, no primeiro ano em que participou no campeonato nacional e depois de mais de uma década sem que um jogador a actuar nas provas na ilha fosse chamado à selecção nacional.

A nível do desporto, a Académica encaixou a quantia de 121.875 euros, 13.438 contos, correspondente a cinco por cento da transferência do antigo jogador desta agremiação, Zé Luís, de Braga para o Spartak de Moscovo.

A quantia foi transferida pela actual equipa do internacional cabo-verdiano, Zé Luís, Spartak de Moscovo, ao clube onde iniciou a sua carreira futebolística, sendo que este valor corresponde a cláusula de solidariedade de transferência do jogador do Braga de Portugal para Spartak de Moscovo, ocorrida a 01 de Julho de 2015.

Para a época 2015/16, a Associação Regional de Futebol do Fogo definiu nova modalidade para o campeonato do segundo escalão, que passa a ser disputado em duas poules, São Filipe e Mosteiros, devido ao aumento de número de equipas com a entrada de Atlético dos Mosteiros e o regresso de Atlântico às competições.