Os campeonatos regionais de futebol dos primeiro e segundo escalões da ilha do Fogo são reatados este fim-de-semana após a realização, na semana passada, da segunda eliminatória da taça Fogo, com jogos em São Filipe e nos Mosteiros.

A nível do primeiro escalão destaca-se a partida entre Académica, líder da prova em igualdade pontual com o Vulcânico, frente ao campeão regional em título Spartak, programado para domingo no estádio 5 de Julho, em São Filipe, e que fecha assim a nona jornada, a última da primeira volta, assim como o encontro entre Vulcânico – Valencia que abre a jornada no sábado e no mesmo estádio.

A Académica tem mais quatro pontos que o Spartak, que ocupa a terceira posição isolada, mas apesar da diferença pontual o Spartak tem sido habitualmente um adversário difícil para a Académica, que pretende conquistar o titulo que lhe fugiu na época passada. Por isso, a partida é aguardada com grande expectativa.

Já o Vulcânico e o Valencia estão separados por sete pontos, sendo que o Vulcânico reparte o primeiro lugar com a Académica, ambas com 20 pontos, enquanto o Valencia está na quinta posição com os mesmos 13 pontos que o Cutelinho dos Mosteiros.

Ainda no sábado, a equipa surpresa do campeonato regional, a Baxada de Cova Figueira, que ocupa o sexto lugar, estando inclusive à frente do Botafogo, recebe no estádio 5 de Julho o “lanterna vermelha”, Juventude, que, em oitos jogos, apenas conseguiu um ponto, fruto de um empate, e que está a procura da sua primeira vitória na prova.

Para esta jornada, a nona, estão previstos os seguintes jogos: Vulcânico – Valencia e Baxada – Juventude (sábado no 5 de Julho) e Cutelinho – Botafogo (sábado no estádio Francisco José Rodrigues – Mosteiros) e União – No Pintcha e Académica – Spartak (domingo no estádio 5 de Julho em São Filipe).

A nível de segundo escalão serão realizados os encontros referentes a terceira jornada com jogos, nos Mosteiros, a contar para Grupo B, e em São Filipe, para grupo A.

No Grupo A, liderado pelo ABC de Patim, jogam Atlântico – Brasilim e Nova Era – ABC, enquanto no grupo B, liderado pelas equipas de Grito Povo e Atlético, ambas dos Mosteiros, jogam Desportivo – Esperança e Atlético – Parque Real.