A direção da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) está determinada em institucionalizar no país a prática do futsal, tendo já apresentado uma proposta de financiamento junto da FIFA para a sua implementação.

De acordo com o diretor técnico da FCF, Pedro “Juca” Elias, pretende-se com esta iniciativa trabalhar com afinco para a oficialização dos campeonatos regionais e nacionais no País, de forma que Cabo Verde possa vir a ter a sua seleção nesta modalidade.

É intenção organizar, inicialmente, os regionais e outras provas internas nas ilhas com melhores condições de trabalho, visando acelerar o projeto para posteriormente dar continuidade nos outros pontos. A FCF considera tratar-se de um projeto credível para um país que conta com um número de instalações desportivas consideradas “significativas” em todas os concelhos e ilhas, “quanto mais não seja por ser uma modalidade que não envolve grandes custos”.

Para a materialização deste projeto consta a criação de escolas de futsal, mediante o envolvimento nos estabelecimentos escolares para que os mais jovens possam interessar-se pela modalidade, a implantação de comissões representativas em todas as regiões desportivas e formação de árbitros, de entre outras apostas.

Acredita a direção técnica da FCF que Cabo Verde tem potencial a este nível e que com um trabalho programado e abnegado, o país poderá estar a competir a nível internacional “e a ombrear com grandes seleções por este mundo fora”.

O projeto para a implantação do futsal em Cabo Verde vem sendo incentivado desde a direção cessante, tendo inclusive feito chegar ao país a equipa do Benfica, na altura detentora da UEFA Futsal Cup, o misto de Angola e a equipa angolana do Toyota Luanda, que se juntaram a um misto de Santiago.