O Grémio Sportivo Amarante, um dos clubes históricos do futebol cabo-verdiano, fundado em 1936, baixou hoje à 2ª divisão do futebol sanvicentino vergado por uma goleada, não menos histórica, de 7-0 ante o Derby.

O Amarante, que inclusive ostenta um título de campeão de Cabo Verde, conquistado em 1999, e com uma história de 80 anos no futebol cabo-verdiano, a duas jornadas do fim do campeonato regional soma apenas três pontos e, matematicamente, já não alcança sequer a liguilha.

No jogo que “afundou” o Amarante, treinado por Armandinho Soares, na 2ª divisão, destaque para o atacante Bená, do Derby, autor de quatro dos sete golos azuis e brancos. Os restantes três foram apontados por Pitu e Pibib, este último que bisou.

A vitória do Derby isolou a formação no segundo lugar, com 21 pontos, mais três do que a Académica do Mindelo, sendo que o segundo classificado do campeonato de São Vicente acompanha o já campeão regional Mindelense ao campeonato de Cabo Verde da época em curso.

Na classificação, o campeão Mindelense lidera a tabela com 30 pontos, seguido do Derby, com 21 pontos, e da Académica, com 18 pontos.

No quarto lugar surgem Batuque e Falcões do Norte, este com menos um jogo, ambos com 16 pontos, Salamansa é sexto, com 13, Farense, menos um jogo, é sétimo, com 11, e Amarante, lanterna vermelha, já despromovido, com 3 pontos.

A 13ª jornada e penúltima do campeonato de São Vicente, a disputar-se no próximo fim-de-semana, engloba os jogos Amarante – Mindelense, Derby – Salamansa, Académica – Farense e Batuque – Falcões do Norte.