O campeonato de futebol de São Vicente aproxima-se do fim e, quando faltam disputar duas jornadas, três equipas, Derby, Falcões do Norte e Académica, têm hipóteses de alcançar o segundo lugar que dá acesso ao campeonato nacional.

O Mindelense, na condição de campeão de Cabo Verde, em título, de São Vicente desta época, já lá está, faltando agora apurar a segunda equipa do lote de três que irá acompanhar os encarnados ao nacional.

O Derby, com efeito, está melhor posicionado já que, com 21 pontos, é o segundo classificado e depende de si para ali se manter, bastando que vença os dois jogos que tem por disputar, com Salamansa e Mindelense.

O Falcões do Norte, por seu lado, surge na terceira posição, com 19 pontos e a Académica, no quarto, com 18 pontos, estarão com certeza à espreita de um deslize dos azuis e brancos para se aproximarem do lugar que dá acesso ao campeonato de Cabo Verde.

Por isso, os jogos do próximo fim-de-semana, pontuáveis para a 13ª e penúltima jornada, podem começar a clarificar o desfecho, sendo certo que tudo ficará decidido, em princípio, na última jornada do campeonato.

A 13ª jornada abre, assim, este sábado, com a partida Mindelense, já campeão, Amarante, último da tabela e já despromovido à 2ª divisão, seguida do jogo Derby – Salamansa.

A jornada é encerrada no domingo, 17, com os jogos Académica – Farense e Batuque – Falcões do Norte.

Quadro de jogos da 13ª jornada: Amarante – Mindelense (14h00, hora local) e Derby – Salamansa (16h00), no sábado, 16, e Académica – Farense (14h00) e Batuque – Falcões do Norte (16h00), no domingo,17.

Na classificação, a duas jornadas do fim, o campeão Mindelense lidera a tabela com 30 pontos, seguido do Derby, com 21 pontos, Falcões do Norte, 19 pontos e da Académica, com 18 pontos.

No quinto lugar surge o Batuque com 16 pontos, Salamansa é sexto, com 13, Farense, é sétimo, com 11, e Amarante, lanterna vermelha, já despromovido, com 03 pontos.