O Académico do Sal tornou-se na quarta-feira a quarta equipa a sagrar-se campeã regional de futebol depois do Mindelense, Sinagoga, de Santo Antão Norte, e Sporting da Brava, e alcançar o apuramento para o nacional que arranca em Maio.

A equipa negra dos Espargos venceu o Verdun por 1-0 e conseguiu o seu 13º título regional no ano em que a agremiação comemora 50 anos.

Académico do Sal, comandado pelo ex-selecionador cabo-verdiano Lúcio Antunes, junta o campeonato ao Torneio de Abertura e está na final da Taça Dja d’Sal.

Falta ainda conhecer os campeões regionais de Santo Antão Sul, São Nicolau, Boa Vista, Maio, Santiago Sul e Santiago Norte e Fogo.

O campeonato nacional mantém o figurino, com os campeões regionais divididos em dois grupos, mais o detentor do título, sendo que os dois primeiros classificados conseguem o passaporte para as meias-finais.

O início da prova está agendado para maio de 2016, com os campeões regionais de Santo Antão Norte, da Brava, de Santiago Sul, de Santiago Norte, de São Vicente e São Nicolau no Grupo A.

Já a poule B fica formada pelos vencedores dos campeonatos regionais do Sal, do Maio, da Boa Vista, do Fogo, de Santo Antão Sul, mais o Mindelense, este na qualidade de campeão nacional em título.