O ministro do desporto, Fernando Elísio Freire, assegurou este sábado, no Sal, que o Governo cabo-verdiano quer "requalificar todas as infra-estruturas" desportivas, "adaptá-las ao tempo moderno" e "dotá-las de todos os instrumentos fundamentais" para a prática do desporto.

O governante fez essas declarações durante uma visita às infra-estruturas desportivas locais, acompanhado do vereador do Desporto da Câmara Municipal do Sal, Pedro Neves, entre outras figuras, que o pôs a par das preocupações e constrangimentos nesse particular.

Segundo o governante, que visitou o estádio Marcelo Leitão, o Polidesportivo Coberto, o Complexo Desportivo de África 70 e Chã de Matias (ainda em construção), as infra-estruturas desportivas na ilha “precisam claramente” ser requalificadas, aliás uma ação que, conforme disse, o Governo quer desenvolver a nível nacional.

“Neste momento estamos a criar todo um ambiente propício ao desenvolvimento das atividades desportivas, essencialmente as associações, os clubes (…)”, manifestou o governante, anotando, por outro lado, que o caso da ilha do Sal “é paradigmático”.

“Um clube desportivo investe, tem capacidade de investir e não tem um Estado à altura”, criticou, no sentido de “facilitar e criar” um ambiente adequado para que o seu investimento tenha resultados.

“E nós estamos a trabalhar claramente nesse sentido. Iremos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para criarmos um ambiente propício para o desenvolvimento do desporto, para que seja não só um fator de integração social, de saúde, mas também económico, que as pessoas tenham rendimento, haja grandes eventos desportivos na ilha”, referiu.

E para que haja “grandes eventos” desportivos em todas as ilhas de Cabo Verde, Elísio Freire reiterou que é preciso investir, ter políticas adequadas e criar um ambiente adequado ao desenvolvimento dessas atividades.

“Depois desta visita, vê-se claramente que há necessidade de se desenvolver tudo isso, de criar uma política de gestão do parque desportivo mais adequado àquilo que é a nossa realidade arquipelágica, cabo-verdiana… para se desenvolver toda a atividade desportiva.

Questionado se as infra-estruturas locais estão em condições de receber os jogos da CPLP 2016, sem se abrir muito sobre o assunto, Elísio Freire disse simplesmente que é uma matéria que está a ser ponderada, referindo, entretanto que a ilha do Sal tem todas as condições para desenvolver esta actividade.

“A questão fundamental que se coloca, e é o que estamos a falar com as entidades desportivas, prende-se com a criação do ambiente, de relacionamento, diálogo, com as câmaras municipais, associações, federações (…), para que se tenha o mesmo foco, e as coisas possam acontecer naturalmente”, finalizou.

Fernando Elísio Freire, que chegou esta sexta-feira à ilha para presidir a abertura oficial do Sal Beach Soccer Cup 2016, que decorre até domingo, assistirá, esta tarde, ao jogo Cabo Verde - Espanha, e também o Inglaterra – Portugal.-

No domingo, último dia de sua visita ao Sal, presenciará as partidas Cabo Verde - Portugal e Espanha - Inglaterra, devendo regressar à Cidade da Praia às 00h00 de segunda-feira.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.