A equipa do Varandinha do Tarrafal e o Scorpion de Santa Cruz aguardam ansiosos pela decisão do Conselho de Justiça da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), que decide quem vai representar Santiago Norte no campeonato nacional.

Em declarações esta segunda-feira à Inforpress, o presidente da Associação de Futebol de Santiago Norte (ARFSN), Anastácio Veiga disse que emitiram o recurso para o Conselho de Justiça da FCF há uma semana, mas ainda não há qualquer resposta deste órgão.

Na primeira jornada do campeonato nacional que arrancou no dia 14, o representante de Santiago Norte ficou de fora, pois ainda não se sabe se é o Scorpion ou o Varandinha que vai representar esta região, visto que o Scorpion terminou o campeonato com 61 pontos, tendo ganhado os três últimos pontos, devido a um recurso que apresentou junto do Conselho de Jurisdição da ARFSN contra o Desportivo de Santa Cruz alegando utilização irregular de jogador.

O Varandinha ficou com 60 pontos, mas inconformado com esta decisão entrou com um recurso no Conselho de Justiça da FCF.

Entretanto, as duas equipas continuam a treinar na esperança de que com a decisão da justiça uma delas poderá representar ainda esta região no campeonato nacional.

Para o treinador do Scorpion, Cley a ansiedade é enorme, mas acredita que até o final do dia de hoje, terão uma resposta deste órgão, para que possam intensificar os treinos de preparação.

"A qualquer hora podemos ter resposta, porque acredito que a federação vai fazer todo o possível para que a decisão saia o quanto antes, de modo a não atrasar a segunda jornada. Por isso, acredito que até final da tarde ou amanhã de manhã, a decisão vai sair, para que a equipa possa preparar o jogo", disse.

Por sua vez, o presidente do Varandinha, Daniel David Soares disse estar confiante de que o Conselho de Justiça da Federação Cabo-verdiana de Futebol vai dar razão ao recurso emitindo pelo seu clube.

"Temos certeza absoluta que a decisão está do nosso lado. O conselho tem 20 dias para se pronunciar, mas acredito que não vão cumprir este prazo, até porque a competição já iniciou, então acreditamos que hoje a decisão pode sair para que tenhamos tempo de preparar o jogo", afirmou.

Ambas as equipas esperam ter a resposta ainda hoje para que possam preparar toda a logística para receber o jogo da segunda jornada do campeonato nacional, frente ao Derby de São Vicente, que acontece no dia 21.

Uma vez que ainda a classificação não foi homologada, a Associação Regional de Futebol aguarda a decisão para a realização da Super Liga de Santiago Norte, pois, participam neste torneio o segundo classificado até o quinto lugar.

"A super Liga está prevista para o dia 21 e aguardamos ainda para saber se é o Scorpion ou o Varandinha que vai participar, pois, as outras equipas são o Desportivo de Santa Cruz, Desportivo de Calheta e Estrela dos Amadores", disse.

O Beira-Mar do Tarrafal campeão da época 2014/15, estava na quinta posição, mas com a desclassificação da equipa do Desportivo de Assomada e Real Júnior do Tarrafal, perdeu pontos nos jogos que venceu com estas equipas e desceu para o sexto lugar, ficando de fora da Super Liga.

Ainda está prevista a realização da liguilha no próximo dia 28 de Maio e 4 de Junho, para saber qual equipa vai para a segunda divisão, o 11º classificado, o União dos Picos ou o 12º classificado, o Desportivo de São Lourenço.