O Conselho de Justiça da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) deu esta terça-feira razão ao recurso interposto pelo Varandinha do Tarrafal, que conquista, assim, o título de campeão regional de futebol de Santiago Norte, época 2015/16.

No jogo do 26º e última jornada do regional de Santiago Norte, o Conselho de Jurisdição da Associação Regional de Futebol de Santiago Norte atribuiu três pontos ao Scorpion de Santa Cruz, devido a um jogo da 19ª jornada contestado pelo Scorpion com o Desportivo de Santa Cruz, onde alegou que esta equipa jogou com um atleta castigado.

Com a atribuição desta vitória, o Scoprion somou 61 pontos liderando a tabela classificativa e o Varandinha ficou com 60 pontos.

Inconformado com esta decisão, o Varandinha recorreu ao Conselho de Justiça da FCF, e este por sua vez ao analisar o recurso revogou toda a decisão do Conselho de Jurisdição.

Segundo o acórdão nº3 do Conselho de Justiça da FCF a que a Inforpress teve acesso, o jogador do Desportivo de Santa Cruz deveria cumprir pena de suspensão automática na 18ª jornada contra o Real Júnior.

“O cumprimento da pena de um jogo suspensão aplicado ao jogador José Augusto Martins deve ser logo no jogo oficial imediatamente a seguir aquele em que se verificou a amostragem de segundo cartão amarelo, após a série de três cartões amarelos, e é nesse jogo da 18ª jornada que o jogador estava impedido regularmente de alinhar pelo seu clube e não noutros subsequentes”, lê-se no acórdão.

Assim sendo, o Conselho entendeu que “mal andou o Conselho Jurisdicional da ARFSN, ao julgar o protesto apresentando pelo clube Desportivo Scorpion Vermelho como procedente”, ou seja, em aplicar ao clube a Desportivo de Santa Cruz a pena de derrota no jogo a contar para a 19ª jornada do campeonato contra o clube de Scorpion.

Neste sentido, o Conselho de Justiça da FCF deu razão ao recurso interposto pelo Varandinha, revogando, a decisão do Conselho de Jurisdição, isto é, mantém-se o resultado do jogo realizado para 19ª jornada do campeonato em que o clube Desportivo de Santa Cruz derrotou o clube de Scorpion por 2-0.

Com esta decisão, o Varandinha sagra-se campeão regional de Santiago norte com 60 pontos e vai representar esta região no campeonato nacional que iniciou no sábado, dia 14.

O Scorpion fica em segundo lugar com 58 pontos e vai participar na super liga de Santiago.