O ministro do Desporto de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, quer que o desporto seja um fator de afirmação de Cabo Verde no mundo porque, segundo disse, “nós temos capacidades e condições” para o efeito.

Segundo Fernando Elísio Freire a nossa pequenez não pode ser desculpa para não se perseguir este objetivo já que, conforme disse, “há países pequenos, como Cuba, Bahamas ou Jamaica, que se afirmam a nível mundial através do desporto”.

O ministro destaca o facto de Cabo Verde, país com cerca de 500 mil habitantes, ter cinco atletas apurados para os Jogos Olímpicos, o que poderá significar que, se tiver todas as condições criadas, “Cabo Verde poderá tornar-se um caso sério a nível do desporto internacional”.

O governante, que falava na cerimónia de inauguração do campo de ténis da Ribeira Grande, em Afonso Martinho, destacou o facto de desportistas santantonenses terem tido sucessos no desporto cabo-verdiano, sagrando-se campeões nacionais, como facto que justifica a criação de condições para que, no futuro, o mesmo continue a acontecer em Santo Antão e possa acontecer em todas as ilhas do país.

O ministro comprometeu-se em apoiar a implementação da segunda fase de construção desse campo de ténis, agora com dois “courts”, e reafirmou o compromisso de ajudar a Câmara Municipal local na implementação da reabilitação e cobertura do polivalente David Fortes, na cidade da Ribeira Grande.

A antiga ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet foi lembrada nos discursos do presidente da Associação de Ténis da Ribeira Grande, José Pedro Oliveira, e do ministro Fernando Elísio Freire para quem “na democracia não existem tábuas rasas mas construções que se vão aperfeiçoando”.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, referiu-se aos projetos de infraestruturação desportiva implementados pela Câmara Municipal, e que já começaram a dar frutos com a vitória das equipas do interior do concelho nos Jogos Escolares 2016, para reafirmar a ideia de que, com essa aposta, o desporto terá futuro garantido na Ribeira Grande.

A ilustrar a ideia, Orlando Delgado contou um pouco da história do surgimento do ténis no concelho, pela mão dos técnicos da Cooperação Holandesa que o construíram, nos anos 80 do século passado, e que, a partir dessa altura, tem permitido que a ilha de Santo Antão tenha conseguido vários títulos de campeão nacional nessa modalidade.

Samuel Lopes, cinco vezes campeão nacional, Elsa Pinheiro e Sílvia Lopes, com um título nacional cada, e Nélida Miranda, com dois títulos nacionais, são produto da formação ministrada no velho campo de ténis de Afonso Martinho que não dispunha das condições atualmente existentes.