O Varandinha fez hoje história ao torna-se a primeira equipa da região desportiva de Santiago Norte a apurar-se para as meias-finais do campeonato de futebol em Cabo Verde.

Os campeões de Santiago Norte conseguiram o feito após vencer em casa o Atlético de São Nicolau por 2 - 1 em jogo da quinta e última jornada do Grupo B da prova.

Com este resultado, o Varandinha chegou aos 10 pontos e juntou-se ao Derby de São Vicente como as duas equipas do Grupo A apuradas para a próxima fase.

O Derby, que já tinha conseguido o apuramento na semana passada, foi ao terreno do Sinagoga de Santo Antão Norte vencer por 2 - 0 e garantiu o primeiro lugar do grupo com 13 pontos.

No outro jogo do grupo, o Desportivo da Praia venceu o Sporting da Brava por 2 - 1, com as duas equipas a terminarem a fase de grupos com sete e seis pontos, respetivamente.

No Grupo B, as duas equipas apuradas serão conhecidas no domingo, numa luta entre o campeão Mindelense de São Vicente, Académica do Porto Novo e Académico do Sal.

A vantagem é do Mindelense, que lidera o grupo com oito pontos e vai jogar no terreno do Académico do Sal, que soma sete pontos, e quem ganhar passa à fase seguinte, sendo que para o Mindelense um empate é suficiente.

Já a Académica do Porto Novo, com oito pontos, vai ao Fogo defrontar os Vulcânicos, equipa com três pontos e já eliminada.

No outro jogo do grupo entre equipas também já eliminadas, defrontam Sal Rei da Boavista e Académica 83 do Maio.