O campeão de futebol de Cabo Verde será conhecido no sábado, com a Académica do Porto Novo mais perto do seu primeiro título, após vencer o Mindelense por 1-0 em jogo da primeira mão da final, disputado em São Vicente.

Depois da vitória, a Académica do Porto Novo joga a ‘finalíssima’ em casa e quer fazer tudo para entrar para a história como a primeira equipa de Santo Antão a conquistar o título.

"Vimos de uma vitória na primeira mão, mas esse jogo é passado. Estamos agora focados neste segundo desafio, para o qual partimos com pensamento na vitória, com humildade e respeito pelo adversário, que é uma grande equipa", disse à Inforpress o treinador da Académica do Porto Novo, Gunga Fonseca.

Já o Mindelense, que foi surpreendido pelos campeões regionais de Santo Antão Sul na semana passada, vai tentar recuperar da desvantagem e conquistar o seu quarto título consecutivo, o quinto em seis anos e o 19.º na sua história.

"Sofremos uma derrota inesperada em São Vicente, apesar de ter sido um mau jogo do nosso lado, não conseguimos pôr em prática o nosso futebol", afirmou o treinador do Mindelense, Rui Alberto Leite, dizendo que o foco já está agora no jogo de sábado, que quer ganhar.

Esta será a terceira vez que duas equipas se defrontam esta época, depois de dois jogos no Estádio Adérito Sena em São Vicente, com um empate a uma bola no primeiro, na fase de grupos do nacional, e a vitória da Micá do Porto Novo há uma semana.

É também a reedição da final entre as duas equipas disputada em 2013, a primeira até então da Académica, em que o Mindelense venceu.

O jogo arranca às 15:30 (mais duas horas em Lisboa) no Estádio Municipal do Porto Novo e será arbitrado por Jaime Figueiredo, de São Nicolau, que será auxiliado por João de Brito e Nicolau Santos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.