Futebol/Cabo Verde

16-09-2016 20:17

Faleceu desportista Eduardo Fula, aos 97 anos

Eduardo Manuel Andrade nasceu em São Vicente a 30 de Março de 1919, ano da fundação do Clube Sportivo Mindelense, o seu clube de sempre.
Futebol
Foto: SAPO Desporto

Futebol

Por SAPO Desporto c/Inforpress sapodesporto@sapo.pt

O desporto cabo-verdiano perdeu hoje mais uma das suas ilustres figuras com a morte, esta tarde, em São Vicente, do desportista Eduardo Andrade, também conhecido por Eduardo Fula, aos 97 anos, vítima de doença prolongada.

Eduardo Manuel Andrade nasceu em São Vicente a 30 de Março de 1919, ano da fundação do Clube Sportivo Mindelense, o seu clube de sempre, conforme o seu filho Antero Andrade, e onde iniciou a sua carreira futebolística.

Aliás, segundo a mesma fonte, o Mindelense foi a única equipa oficial pela qual jogou de 1929 a 1954, ano em conquistou o campeonato de São Vicente.

Após deixar a carreira de futebolista, Eduardo Fula orientou, durante alguns anos, a equipa de futebol do Mindelense tendo-se sagrado campeão várias vezes em São Vicente e em Cabo Verde.

Fez parte da equipa técnica da seleção de futebol Cabo Verde dirigida pelo então treinador Dú Fialho, no Torneio da Zona 2 (Taça Amílcar Cabral), prova realizada no Mali.

Eduardo Fula é sócio fundador do Clube de Golfe de São Vicente, tendo representado várias vezes seleção do clube nos jogos com equipas portuguesas, de navios de guerra ingleses e americanos e foi ainda capitão do golfe durante vários anos.

Foi ainda praticante de cricket em São Vicente pelo Mindelense, Lord Golfe Club de S. Vicente, Fábrica Favorita, Seleção da Associação Desportiva do Barlavento e do Mindelcricket destacando-se como “craque” nesta modalidade.

Eduardo Fula foi dirigente da Associação Desportiva do Barlavento, delegado da Federação Cabo-verdiana de Futebol em São Vicente e do Clube de Golfe de São Vicente.

Conteúdo publicado por Sportinforma