A Académica do Porto Novo, campeã em Santo Antão - Sul, inicia a defesa do título, que ostenta há seis temporadas, frente ao Sporting, desafio que encerra a primeira jornada do campeonato regional, que arranca a 12 de Novembro.

Conforme o calendário do campeonato regional nesta região desportiva, para a temporada 2016/2017, a que a Inforpress teve acesso, a jornada inaugural desta competição terá ainda os jogos Sanjonense/Santo André e Lajedos/Florentina.

A época futebolística em Santo Antão - Sul fica, entretanto, marcada pela desistência das equipas do Marítimo (vice-campeão na temporada transata) e do Tarrafal, por alegados dificuldades financeiras e problemas de organização.

Assinala-se, entretanto, o regresso do Sanjonense que, por mesmos motivos, havia ficado de fora das provas oficiais na temporada passa, e do Santo André, que estava, há algumas épocas, ausente das competições.

Académica, Fiorentina, Inter, Lajedos, Santo André, Sanjonense e Sporting são as equipas inscritas para esta época em Santo Antão- Sul, que arranca, sábado, 29, com a disputa da supertaça "Filipe de Bitú".

O troféu ser disputado entre a Académica, campeã em título e vencedor da taça Porto Novo, e o Lajedos, finalista vencido da taça.