Os jogos do campeonato regional de futebol do primeiro escalão, época 2016/17, que se inicia este sábado, 26, vão ser transmitidos em tempo real pelo canal greensports.tv, através de internet.

Segundo informações recolhidas junto da entidade organizadora dos jogos, a Associação Regional de Futebol do Fogo, o greensports.tv está autorizado a transmitir os jogos que se realizam no estádio 5 de Julho, na cidade de São Filipe.

Assim, por cada jornada serão transmitidos quatro dos cinco jogos, e apenas a partida que se realiza nos Mosteiros não será transmitida por este canal nesta primeira fase.

Os internautas podem acompanhar os jogos através do site www.greensports.tv.

Victor Hugo “Vitocas” disse que depois da experiência da transmissão dos eventos desportivos na cidade da Praia, iniciada no ano passado, os responsáveis do canal entenderam alargar a experiência a outras ilhas, tendo a escolha recaída, nesta fase sobre a ilha do Fogo, que tem um campeonato bem disputado, com boas equipas e com uma diáspora significativa e pessoas “fanáticas” no futebol.

Segundo o responsável, o greensports.tv é muito visualizado, sendo que mais de metade das pessoas que acompanha as transmissões vive na diáspora, com destaque para os Estados Unidos da América, país que acolhe uma grande comunidade da ilha do Fogo, motivo pelo qual pesou na escolha da ilha para a transmissão dos jogos do campeonato.

Victor Hugo indica que, à semelhança do que aconteceu no campeonato de Santiago Sul (Praia), nesta primeira fase a transmissão é gratuita, mas para a sustentabilidade do projeto, que implica equipamentos, recrutamento e formação de pessoal, será necessário efetuar a subscrição mediante o pagamento de cerca quantia, o que acontecerá a partir da próxima época futebolística.

Para a primeira fase, e porque a transmissão implica alguns equipamentos, apenas os jogos realizados em São Filipe (estádio 5 de Julho) vão ser transmitidos, perspetivando-se para segunda fase a possibilidade de incluir os jogos dos Mosteiros, explicou.

Adiantou tudo está preparado para iniciar a transmissão a partir das 13:00 de sábado, 26 de Novembro, com abordagem aos parceiros como a Câmara Municipal, associação e outras entidades e a partir das 14:00 horas o jogo da abertura do campeonato regional do Fogo do primeiro escalão.

O presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Fernandes Pires, disse que tendo em conta que a ilha dispõe de uma grande diáspora, a transmissão dos jogos vai permitir aos muitos emigrantes acompanhar o campeonato regional do primeiro escalão e estar por dentro da prova.

Este responsável afirmou que esta época o acesso é livre, mas a partir da próxima temporada apenas as pessoas inscritas no site, mediante o pagamento de uma certa quantia, terão acesso a transmissão dos jogos, acrescentando que parte das receitas será passada à associação que depois repassará às equipas.