A equipa do Botafogo Futebol Club goleou no sábado a formação de Baxada de Cova Figueira por 5-2 no segundo jogo da primeira jornada disputado no estádio 5 de Julho na cidade de São Filipe.

A formação do Botafogo entrou a pressionar e aos 9 minutos chegou ao golo por intermedio de Txeru, mas a equipa de Baxada de Cova Figueira, único representante do município de Santa Catarina no campeonato do primeiro escalão chegou à igualdade por intermedio de Muniz no minuto 15, tendo o mesmo jogador colocado a sua formação em vantagem.

Já perto do intervalo, a formação do Botafogo restabeleceu a igualdade por intermédio de David, na conversão de uma grande penalidade, resultado que se registava ao intervalo.

No segundo tempo, quanto tudo apontava para um empate entre as duas formações, a equipa do Botafogo acordou e obteve a vantagem aos 40 minutos por intermedio de David, de novo na conversão de uma grande penalidade.

No período de compensação Basy de cabeça fez o 4-2 e a fechar a partida, Simão, numa boa jogada de individual e de ângulo difícil apontou o quinto golo para o Botafogo fixando o resultado em dois para Baxada e cinco para o Botafogo.

A anteceder esta partida, e no estádio 5 de Julho, a formação de Académica defrontou Valencia e venceu por 2-0, golos apontados por Ka, logo nos minutos iniciais do desafio e por Badju, perto do final da partida.

Já o campeão regional em título, o Vulcânico, não conseguiu mais do que um empate a zero golo frente ao Cutelinho na sua deslocação aos Mosteiros.

A jornada será completada domingo com os jogos Juventude – No Pintcha e Spartak – ABC de Patim.

Este sábado, a Associação Regional de Futebol do Fogo, esteve reunida com os clubes para deliberar sobre a despromoção de equipas do primeiro escalão e promoção das equipas do segundo antes do início da prova para que todos os clubes pudessem estar ciente da nova modalidade.

Segundo Pedro Pires, a partir desta temporada futebolística, no final da época as duas últimas equipas do campeonato regional do primeiro escalão serão despromovidos e os dois primeiros classificados do segundo escalão são promovidos, de forma automática, ao escalão superior.

A reunião para deliberar esta matéria contou com representante de 12 das 20 equipas federadas da ilha, sendo a proposta aprovada com 10 votos favoráveis, um voto contra e uma abstenção, segundo o presidente da Associação, Pedro Fernandes Pires.