As formações do Mindelense e do Derby defrontam-se este sábado, às 16h00, ao Estádio Adérito Sena, no Mindelo, na considerada partida de cartaz da 6ª e penúltima jornada da Taça Associação.

O jogo assume cariz decisivo, pelo menos para o Derby, que, em caso de derrota, diz adeus à pretensão de conquistar a prova, uma vez que soma 12 pontos, contra 13 do Mindelense, que lidera com os mesmos pontos do Batuque.

Já um empate naquela partida, e contando que o Batuque seja vencedor no seu jogo com o Ribeira Bote, a equipa do Alto Mirar-Mar passa para a liderança isolada da prova.

O mesmo acontece em caso de vitória do Mindelense e outro resultado que não a vitória do Batuque ante o Ribeira Bote. A duas jornadas do fim, três equipas, Mindelense, Batuque e Derby, são as equipas mais bem posicionadas para conquistar a prova.

Se Mindelense e Derby empatarem nos respetivos jogos, então a decisão fica adiada para a derradeira ronda da Taça Associação.

A penúltima jornada tem ainda o condão, no fundo da tabela, de trazer os primeiros pontos, seis jogos depois, às equipas de Salamansa e do Farense, que se defrontam, em caso de empate, ou então apenas uma delas pontuará em caso de vitória.

Quadro dos jogos da 6ª e penúltima jornada: Farense – Salamansa (14h00) e Mindelense – Derby (16h00), no sábado, 3, e Falcões do Norte – Académica (14h00) e Ribeira Bote – Batuque (16h00), no domingo, 4.

Eis, então, a classificação, a duas jornadas do fim da Taça Associação: Mindelense e Batuque continuam lado-a-lado na liderança com os mesmos 13 pontos, seguidos de Derby com 12, Falcões do Norte com sete pontos, Ribeira Bote e Académica, ambas com seis pontos, e, na cauda da tabela, Salamansa e Farense, que continuam sem pontuar.

A Taça Associação da 1ª divisão, ex-Torneio de Abertura, é disputada pelos oito clubes da 1ª divisão no sistema todos contra todos a uma mão, em sete jornadas.

Esta é a quarta prova futebolística deste início de época em São Vicente, após a Supertaça, Taça dos Campeões e Taça Cidade do Mindelo, todas, curiosamente, conquistadas pelo Clube Sportivo Mindelense, tetra campeão de Cabo Verde.

As três provas fazem parte do calendário oficial da Associação de Futebol de São Vicente, o qual será cumprido ao logo de seis meses, de outubro do corrente ano a abril de 2017, que engloba ainda a Taça São Vicente e o campeonato regional, para além de provas nos escalões de formação e futebol feminino.

O campeonato regional de São Vicente, por seu lado, a disputar-se em 14 jornadas distribuídas por duas voltas, principia no fim-de-semana de 17 e 18 de dezembro, com os jogos Ribeira Bote – Derby, Falcões do Norte – Batuque, Salamansa – Académica e Farense – Mindelense.

A Taça São Vicente, por sua vez, envolvendo equipas da 1ª e 2ª divisões, será disputada de 20 de janeiro de 2017 a 30 de abril do mesmo ano, em duas eliminatórias, meias-finais e final.

A primeira eliminatória, distribuída por três dias (20, 21 e 22 de janeiro) tem o seguinte quadro de jogos: Amarante (2ª divisão) – Académica; Farense – Mindelense; Batuque – Calhau (2ª divisão); Castilho (2ª divisão) – Derby; Salamansa – Ribeira Bote; São Pedro (2ª divisão) – Falcões do Norte e Corinthians (2ª divisão) – Ponta de Pom (2ª divisão).

Os vencedores disputam a segunda eliminatória, dias 18 e 19 de fevereiro, seguindo-se as meias-finais, dias 18 e 19 de abril, e a final a 29 de abril.

As provas da 2ª divisão estão calendarizadas para o fim-de-semana 29 e 30 de outubro, com a Taça Associação, antigo Torneio de Abertura, e campeonato regional, com início marcado para o fim-de-semana de 17 e 18 de dezembro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.