O campeonato regional de futebol no interior de Santiago arranca este sábado, 10, mesmo com pouca inscrição de clubes federados da primeira divisão, informou esta quarta-feira o presidente da Associação Regional de Futebol, Anastácio da Veiga.

Depois de três tentativas de arranque do campeonato em Santiago Norte, a Associação Regional de Futebol reuniu-se esta quarta-feira com os vereadores de Desporto das câmaras municipais do interior de Santiago, para debater o estado dos estádios municipais, a situação dos clubes, e apoio das câmaras para saldar as dívidas com a arbitragem.

Segundo Anastácio da Veiga, a associação tinha uma dívida de 672 mil escudos para com a equipa de arbitragem, mas neste momento já saldaram 230 contos e estão a aguardar o apoio das câmaras municipais para liquidarem a dívida na totalidade.

"As câmaras municipais já mostraram disponibilidade e alguns já avançaram com uma certa quantia, outros prometeram em apoiar e agora esperamos que contribuam para que possamos iniciar com o campeonato", disse.

Em relação às inscrições dos clubes, que também têm sido um entrave no arranque do campeonato, este dirigente informou que desta vez vão arrancar o campeonato no dia 10 com os clubes inscritos, visto que se continuarem a adiar o início da prova, Santiago Norte pode não ter um representante no campeonato nacional.

Neste momento, dos 12 clubes da primeira divisão existentes nesta região, apenas cinco já inscreveram os seus atletas.

"A afluência às inscrições tem sido baixa. Reparamos que alguns clubes têm tido dificuldade financeira e não vão poder entrar no campeonato, por isso vamos arrancar com os clubes inscritos. Alguns clubes já entregaram a ficha de inscrição, mas falta pagar a taxa e este ano não vamos abrir mão disso, porque no ano passado permitimos que efetuassem o pagamento no fim e não pagaram", sublinhou.

Com este novo figurino de apenas cinco clubes, a associação vai agora trabalhar numa nova calendarização e sorteio, mas assegurou que o campeonato poderá arrancar no concelho do Tarrafal com o clube vencedor da época 2015/16, Varandinha do Tarrafal.