A III edição da Liga Stopira em sub-19 arranca a 12 de Maio, na Cidade da Praia, com o concurso de 16 equipas em representação de todos os concelhos da ilha de Santiago.

De acordo com o mentor desta iniciativa, o certame realiza-se por altura do Campeonato Nacional de Futebol de Cabo Verde, com os jogos a serem inicialmente disputados no Estádio da Várzea, logo após a partida que envolve a equipa campeã regional de Santiago Sul da presente temporada.

Ivanir Rodrigues “Barrusco” disse que cerca de 20 equipas se mostraram interessadas em participar nesta edição, mas que teve de limitar o número de participantes por causa de dificuldades de ordem financeira, pelo que a organização clama por patrocínios a esta causa considerada nobre para o desenvolvimento do futebol.

A prova, segundo a organização, já conta com o concurso das dez equipas que disputaram a II edição realizada em 2015/16, conquistada pela Escola Ambrósio, da Calheta São Miguel, mais seis outras escolas de formação que este ano entraram neste concurso.

A organização revelou ainda que a prova vai ser disputada em quatro grupos de quatro equipas cada, com os dois primeiros classificados a apurarem-se para a fase seguinte.

A meia final vai ser disputada em duas mãos, estando a final aprazada para 30 de Junho no relvado do Estádio da Várzea.

Instituída em 2015, a Liga Stopira é patrocinada pelo internacional cabo-verdiano, Yanick Stopira Tavares, actualmente a militar no Viedeotom da Hungria, que emprestou também o seu nome a esta prova que já conquistou lugar no futebol santiaguense.

Entretanto, os promotores pretendem organizar uma Gala do Desporto no Cinema da Praia ou Auditório Nacional, para a atribuição dos respectivos troféus e distinção de figuras desportivas que mais se destacarem nesta edição, designadamente Melhor Jogador, Melhor Marcador, Melhor Guarda-redes, Melhor Defesa, Taça Fiar-Play, Campeão, Vice-campeão, Melhor Golo, Melhor Árbitro, Revelação de entre outros.