O ministro do Desporto considerou a educação física, a atividade física e o desporto como um sector de atividade económica e social que ajuda o país a afirmar-se no mundo.

Fernando Elísio Freire, que falava na cerimónia de abertura o segundo Encontro Nacional de Professores de Educação Física, afirmou, ainda, que por este motivo a educação física e o desporto, não podem nunca ser vistos apenas como recreação, mas sim como oportunidades de inclusão social e de criação de riqueza.

“A educação física não pode ser nunca um problema para as escolas, é, acima de tudo, uma solução, pois, constrói-se cidadãos de corpo inteiro e atletas de exceção. Cidadãos que sabem o que é perder e ganhar, o valor da honestidade, do jogo limpo, do respeito pelo adversário e o trabalho em equipa”, disse.

O governante que destacou o encontro de “fundamental” e “histórico” lembrou, ainda, que o desporto é uma “escola de valores” e a escola o local da “promoção de valores”.

Por isso, asseverou, o objetivo de Cabo Verde a nível do desporto “é claro”, e visa contruir um sistema desportivo e de atividade física que seja eficiente e competitivo, com equilíbrio financeiro para todos. A educação física por estar na base, sustentou, “é fundamental, pelo que a construção do sistema exige a contribuição de todos”.

Para o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde, Mariano Salazar Castellón, esta iniciativa chama a atenção para a importância da educação física, neste cenário especifico, mas também se torna “um apelo e um exemplo” para a sociedade cabo-verdiana como um todo sobre a importância da atividade física.

“Representa um sinal do interesse do governo para promover um estilo de vida saudável como valor para a vida das gerações futuras e de que está a fazer progressos no cumprimento dos seus compromissos internacionais, como membro da OMS”, sublinhou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.