O Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol de Santiago Norte decidiu retirar três pontos ao clube de AJAC de Calheta, referente ao jogo da 16ª jornada do campeonato de Cabo Verde. Com efeito, o Benfica de Santa Cruz será o representante no Campeonato Nacional do país.

Em resposta ao protesto do clube de Benfica de Santa Cruz, onde alegam que AJAC de Calheta usou de forma irregular o jogador, Marco Aurélio Sanches, no jogo da 16ª jornada contra o Asso-Juventus, o Conselho Jurisdicional decidiu por retirar três pontos ao AJAC.

Segundo o acórdão do Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol de Santiago Norte, o jogador em causa teve três cartões amarelos nos jogos da 12ª, 14ª e 15ª jornadas e no jogo referente à 16ª jornada, o mesmo constava no boletim do jogo e alinhou nessa partida.

Na referida jornada em causa, o jogador estava automaticamente suspenso, pelo que não devia ser inscrito nem alinhado na partida referida, considerou o Conselho, que decidiu pela condenação do club AJAC Calheta.

Neste processo, o Conselho levou em conta o relatório do encontro elaborado pelo árbitro principal e pelo quatro árbitro e fichas do jogo assinado pelo delegado de Club AJAC Calheta no jogo com Asso-Juventus, a relação dos técnicos e jogadores efetivos e suplentes, que consta das fichas dos jogos, e audição do árbitro que dirigiu a partida referente a 14ª jornada, Victor Baptista Gomes Silva.

“Considerando os factos dados como provados, somos pela condenação do club AJAC Calheta, pelo que, considerando, o grau de ilicitude, a culpa do agente e as exigências de prevenção especial e prevenção geral, sancionando-se o AJAC Calheta, na pena de derrota (3-0) referente a partida de 16ª jornada frente ao Asso Juventus e multa de 10 mil escudos”, lê-se no acórdão.

Sendo assim, o AJAC que estava na primeira posição com 48 pontos fica com 45 e o Benfica que estava na segunda posição com 46 passa para 49 pontos e vai representar Santiago Norte no Campeonato Nacional de Futebol, que arranca este fim-de-semana.

Entretanto, devido a esse impasse que se verificou, o representante de Santiago Norte fica de fora desta primeira jornada.