Futebol / Cabo Verde

12-05-2017 12:05

Nacional de Cabo Verde arranca no sábado apesar da indefinição em Santiago Norte

O campeonato nacional de Cabo Verde de futebol vai iniciar no sábado, mas com um jogo suspenso devido à indefinição sobre o campeão regional de Santiago Norte.
Futebol Geral
Foto: GASPAR CASTRO / SAPO Desporto

Futebol Geral

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O campeonato nacional de Cabo Verde de futebol vai iniciar no sábado, mas com um jogo suspenso devido à indefinição sobre o campeão regional de Santiago Norte.

O jogo que iria opor o campeão regional de Santiago Norte e o Vulcânicos do Fogo foi suspenso pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), "por tempo indeterminado", devido à indefinição do vencedor na maior região desportiva do país.

Em causa está um protesto apresentado pela equipa do Benfica de Santa Cruz, alegando que o AJAC da Calheta de São Miguel, que venceu o título em campo, tinha utilizado um jogador de forma irregular num dos jogos do regional.

O Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol de Santiago Norte penalizou o AJAC da Calheta e atribuiu três pontos ao Benfica de Santa Cruz, que assim ganhou o campeonato na secretaria, com mais um ponto do que o seu adversário.

A equipa do AJAC da Calheta de São Miguel já anunciou que vai recorrer da decisão.

O campeão regional de Santiago Norte está inserido no Grupo A do campeonato cabo-verdiano de futebol, no qual, além do Vulcânicos, estão também Ultramarina de São Nicolau e Onze Unidos do Maio, que se defrontam na jornada inaugural.

No Grupo B, o tetracampeão nacional Mindelense começa a defesa do título no terreno do Paulense de Santo Antão Norte, enquanto a Académica do Porto Novo (Santo Antão Sul) recebe o Académico do Sal.

No Grupo C, o Derby, segundo representante de São Vicente fruto do título do Mindelense, joga com o Sporting da Praia enquanto o Sal-Rei da Boavista medirá forças com o Sporting da Brava.

O campeonato nacional de futebol de Cabo Verde estreia este ano um novo figurino, que distribuiu os 12 campeões e representantes regionais em três grupos de quatro equipas cada.

A primeira fase será por pontos, em que todos jogam contra todos a duas mãos, apurando-se para as meias-finais os vencedores de cada um dos grupos e o melhor segundo classificado dos três grupos.

Até agora, os 12 representantes eram distribuídos por dois grupos de seis equipas cada, com cada uma a disputar cinco jogos a uma só volta e os dois primeiros classificados apuravam-se para as meias-finais.

Conteúdo publicado por Sportinforma