Os jogos da última jornada da segunda fase do campeonato regional de futebol do segundo escalão, previstos para este fim-de-semana, foram adiados até a resolução dos protestos pendentes.

O presidente da direcção da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Fernandes Pires, contactado pela Inforpress, confirmou o adiamento dos jogos da última jornada para uma data posterior à resolução dos protestos, sem contudo indicar o número exacto de protestos que estão a ser julgados.

Membro do conselho jurisdicional da Associação disse à Inforpress que este órgão julgou improcedente um protesto da equipa da Nova Era de São Filipe contra o Grito Povo dos Mosteiros por hipotética utilização de um jogador irregular, acumulação de três cartões amarelos.

Acrescentou que a mesma equipa, Nova Era, voltou a protestar o mesmo jogo envolvendo o Grito Povo, alegando factos novos e que ainda não foi decidido.

O presidente da Associação avançou igualmente que há intenções de protestos por parte de outras equipas, razão pela qual esta instituição decidiu adiar os jogos até a resolução de todas as situações pendentes.

A equipa de Nova Era que garantiu na última jornada, ao vencer o Grito Povo por 1-0, no jogo a contar para a segunda volta da segunda fase, persiste no protesto já que quer terminar esta fase sem nenhuma derrota.

Caso o conselho jurisdicional venha a decidir a favor da Nova Era a formação de Grito Povo vai perder os três pontos e fica em situação complicada para ascender ao primeiro escalão.

Para a última jornada, a formação de Nova Era, que já ascendeu ao primeiro escalão, defronta a formação de São Lourenço, que matematicamente nem tem hipóteses de subir ao escalão principal, e o Grito Povo vai defrontar o Atlético dos Mosteiros, sendo que as duas equipas estão com sete pontos cada e quem vencer a partida vai integrar na próxima época o campeonato principal da ilha do Fogo.