A Federação Internacional de Futebol (FIFA) decidiu atribuir a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) 160 mil euros (cerca de 18 mil contos) para apoiar os deslocados de Chã das Caldeiras vítimas da erupção vulcânica.

Para o efeito, o presidente da FCF, Mário Semedo, avançou que um emissário desta instância máxima que rege o futebol mundial virá à ilha do Fogo no início do ano 2015 para materializar este projecto.

Para Mário Semedo, esta iniciativa é um sinal que, "de facto, a FIFA não é apenas o futebol, mas também nas causas sociais tem uma intervenção muito forte".

Ainda no que respeita à solidariedade para com os deslocados da erupção vulcânica do Fogo, a FCF e a sua congénere portuguesa têm agendado um jogo entre as selecções principais de Cabo Verde e de Portugal, em finais de Março, em Lisboa, cuja receita reverter-se-á a favor dos afectados das Chã das Caldeiras.

A FCF destaca a pronta colaboração da sua congénere portuguesa "a uma causa importante" por ser um sinal que entre as "duas federações existe uma relação muito boa", tanto do ponto de vista desportivo, mas também no plano social.