O campeonato nacional de futebol de Cabo Verde deste ano vai arrancar a 9 de maio, informou esta segunda-feira a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), que esteve reunida no fim-de-semana em Assembleia Geral.

Durante a reunião entre a FCF e as associações regionais do arquipélago, realizou-se ainda o sorteio para a prova máxima de clubes.

O sorteio da prova colocou no Grupo A as equipas que vieram a vencer os campeonatos regionais na Boavista, Santo Antão Norte, Santo Antão Sul, Fogo, Maio e o segundo representante da ilha de São Vicente.

Na primeira jornada, o campeão da Boavista vai jogar com o de Santo Antão Norte, o vencedor do Fogo receberá o segundo representante de São Vicente e o de Santo Antão Sul vai ter pela frente o campeão do Maio.

No Grupo B, já está o Mindelense, campeão nacional, que vai ter a companhia dos vencedores das regiões desportivas de Santiago Norte, Santiago Sul, Sal, São Nicolau e Brava.

O Mindelense vai começar a defesa do título recebendo o campeão da ilha de São Nicolau, o vencedor de Santiago Norte vai receber o de Santiago Sul e campeão do Sal medirá forças com o da Brava.

No ano passado, o Mindelense conquistou o bicampeonato, frente a Académica do Fogo, após uma vitória por 2-1 no jogo da primeira mão, disputado no Fogo, e um empate 0-0 na finalíssima.

O quadro dos vencedores do campeonato cabo-verdiano de futebol, cuja primeira edição se disputou em 1959, divide-se em duas partes, antes (15 provas) e depois (38) da independência, a 05 de julho de 1975.

Até essa data, a região da ilha de São Vicente conquistou nove títulos, repartidos pelas equipas do Mindelense (seis), Académica do Mindelo (dois) e Castilho (um).

As restantes seis edições foram ganhas pelas equipas de Santiago Sul: Sporting da Praia (dois), Travadores (dois), Boavista (um) e Académica (um).

A partir de 1975, o Mindelense tem 10 títulos, Sporting da Praia tem nove, seguidos pelos Travadores de Santiago (quatro), Académica do Mindelo (três), Derby (três) e do Boavista da Praia (três).

Castilho (São Vicente), Botafogo (Fogo), Académica da Boavista, Amarante (São Vicente), 11 Unidos (Maio), Sal Rei (Boavista) e Académico (Sal) têm um título nacional cada.

No cômputo geral das contas oficiais da FCF, o Mindelense conta com 16 títulos, e o Sporting da Praia 11.