A equipa que vai completar o quadro das equipas que na próxima época vão participar no campeonato regional de futebol do Fogo será conhecida este domingo, com a realização do segundo jogo de liguilha entre Atlético e Juventude.

A formação do Atlético dos Mosteiros, que no primeiro jogo, disputado no estádio 5 de Julho, em São Filipe, perdeu por 1-2 frente à formação de Juventude, fica obrigada a ganhar por 1-0 ou por mais de dois golos de diferença para poder ascender ao primeiro escalão, pela primeira vez, enquanto o Juventude precisa de um empate para se manter no primeiro escalão.

O jogo, a disputar no estádio Francisco José Rodrigues (Mosteiros), está marcado para as 15h30 horas devido à possibilidade de prolongamento, caso o Atlético vença por 2-1, no tempo regulamentar.

A formação do Atlético, que participou esta época pela primeira vez nas provas regionais, poderá fazer história se ascender ao escalão principal, o que acontece pela primeira vez porque antes nenhuma equipa que participou pela primeira vez no campeonato regional de segundo escalão havia conseguido este feito.

Em caso da vitória e consequente manutenção do Juventude, o município de São Filipe manterá o número de equipas, sete, no primeiro escalão, contra duas dos Mosteiros e uma de Santa Catarina, mas a vitória do Atlético e que garante a subida permite que na próxima temporada o município dos Mosteiros passe a dispor de três equipas no primeiro escalão, contra seis de São Filipe e uma de Santa Catarina do Fogo.

A maioria, se não todas as equipas de São Filipe, esperam pela vitória do Juventude, para reduzir deslocações aos Mosteiros das equipas de São Filipe, enquanto as duas formações dos Mosteiros torcem pela subida do Atlético, que vai reduzir deslocações a São Filipe e reduzir as despesas.