A Académica do Porto Novo juntou-se hoje ao Mindelense na final do campeonato cabo-verdiano de futebol, após empatar 2-2 com o Derby de São Vicente, em jogo da segunda mão das meias-finais.

Depois do empate a zero no jogo da primeira mão, disputado na semana passada, no Porto Novo, o encontro deste domingo, agora no Estádio Adérito Sena, em São Vicente, era aguardado com grande expetativa, para ver quem se juntava ao Mindelense na final.

Em caso de vitória do Derby, reeditava-se a final do ano passado entre equipas de São Vicente, mas registou-se outro empate, agora a duas bolas, que apurou a Académica do Porto para a sua segunda final do nacional, depois da primeira vez, em 2013, em que perdeu para o Mindelense.

O Mindelense, campeão regional de São Vicente e tricampeão de Cabo Verde, vai para a sua quinta final nos últimos seis anos, após eliminar o Varandinha de Santiago Norte nas meias-finais.

Depois de vencer por 4-1 na primeira mão, disputada no Tarrafal de Santiago, o Mindelense voltou a vencer sábado agora por 2-0, no Estádio Adérito Sena, em São Vicente.

A primeira mão da final joga-se no próximo fim-de-semana, em São Vicente, e a finalíssima será na semana seguinte, no Porto Novo, onde se decidirá o campeão de Cabo Verde.

Enquanto o Mindelense luta para conquistar o quarto título consecutivo e o 19.º na sua história, a Académica do Porto tenta ser a primeira equipa da ilha de Santo Antão a vencer o campeonato de Cabo Verde.