Santo Antão é a primeira seleção a apurar-se para as meias-finais do torneio inter-ilhas em futebol ao vencer esta quarta-feira, no estádio 5 de Julho, a congénere de Santiago por 1-0, no jogo da quarta jornada do grupo A.

O encontro frente a Santiago, em que Santo Antão obteve a sua terceira vitória consecutiva, depois de um empate no jogo inaugural, permitiu a passagem e a liderança do grupo, independentemente dos resultados dos outros jogos.

A seleção de Santo Antão criou mais oportunidades de golo, três contra duas, da seleção de Santiago, e ficou ainda por marcar uma grande penalidade contra a formação de Santiago.

Na segunda metade as duas equipas mantiveram a mesma postura do primeiro tempo, salvo uma ou outra exceção.

O único golo foi apontado por Oceano aos 30 minutos do segundo tempo na conversão de uma grande penalidade devido a falta de Kadú sobre Denis de Santo Antão.

No final da partida, o treinador de Santiago, Beto, mostrou-se agastado com a arbitragem que segundo ele, «influenciou no resultado. O técnico notou que falta ainda uma partida e que a sua seleção tem condições para chegar às meias-finais que «é o objetivo» traçado.

Beto disse que vai “trabalhar” os jogadores para o próximo jogo, quinta-feira, frente à seleção do Maio, de modo a poder passar a fase seguinte.

Já o treinador de Santo Antão, equipa que esteve na eminência de não participar na prova, afirmou que um dos objetivos foi conseguido, mas lembrou que a seleção ainda não ganhou nada que é precisar preparar para o jogo das meias-finais.

Domingos Fonseca considerou «positiva» a prestação da seleção de Santo Antão no inter-ilhas e deixou algumas críticas à arbitragem que, no seu entender, «não tem correspondido até ao momento».

Ficha de jogo

Onze de Santo Antão: Nuzuka (Vava), Ady I, Elton, Tony, Tarta, Mantcha, Oceano, Renato, Ivan Arshavin (Iven), Denis e Nelson (Flávio).
Suplentes: Ivinha, Tiwy, Nicha e Kevy.
Treinador: Domingos Fonseca.

Onze de Santiago: Maguete, Kadu, Admar, Madjer, Tó (Márcio), Vargas (Yanick), Ballack, Maika (Tchesco), Ka, Thom, Dario.
Suplentes: Nana, Nuna, Lito, Ro.
Treinador: Beto

Árbitro: José Araújo (Fogo) auxiliado por Verónica Araújo (Fogo) e Cleiton Frederico (Maio). Quarto árbitro: João Domingos Mendes (Fogo).

Ação disciplinar: Amarelo para Ady I e Oceano (Santo Antão) e Kadu (Santiago).

Golos: Oceano (Santo Antão) 30 minutos do segundo tempo.