As seleções de São Vicente e do Fogo, no Grupo B, e de Santiago, no Grupo A, juntaram-se à de Santo Antão, que no sábado vão disputar as meias-finais do torneio inter-ilhas em futebol.

Esta quinta-feira, a seleção do Fogo perdeu frente a congénere de São Vicente, por 2-0, no segundo jogo da quinta e última jornada do grupo B, mas qualificou-se no segundo lugar, e vai defrontar Santo Antão nas meias-finais, a realizarem-se sábado no estádio 5 de Julho, na cidade de São Filipe.

A seleção do Fogo jogou mal durante os 90 minutos, entrou em campo desmoralizado e permitiu à seleção de São Vicente trocar a bola e construir jogadas de perigo junto da sua baliza.

Depois de um primeiro remate de Flávio a obrigar Djidje a defender a dois tempos, no minuto 20, o mesmo jogador aproveitou uma “oferta” do defesa Lalu para inaugurar o marcador. Na sequência do golo, Lalu desentendeu-se com os companheiros de equipa e abandonou o retângulo de jogo, depois de ter despido a camisola e foi substituído por Madjer.

Flávio voltou a desperdiçar uma oportunidade de marcar aos 35 minutos num passe longo, mas não conseguiu dominar a bola para fazer o golo.

A seleção do Fogo teve a hipótese de chegar ao golo, aos 37 minutos, por intermédio de Adérito, mas este, na pequena área, frente ao guarda-redes Toll, fez o mais difícil e rematou ao lado.

No segundo tempo, a seleção de São Vicente continuou a mandar no jogo e, nos primeiros 15 minutos, criou duas situações de golo por intermédio de Flávio e numa das jogadas houve falta para grande penalidade contra Fogo que não foi assinalada.

Na ponta final do desafio, São Vicente voltou a criar novas oportunidades por intermédio de Dany e Adir, que foram desperdiçadas, mas Gaoussu, numa jogada individual e de ângulo difícil, com um forte remate fez o 2-0 final, com culpas para o guardião Djidje.

A seleção do Fogo criou também duas oportunidades, primeira por Zé Batatinha, numa jogada individual e, depois, na sequência de um livre, com Toll a defender para canto.

No primeiro jogo do grupo B, a seleção da Boa Vista perdeu a hipótese de passar à fase seguinte a cinco minutos do fim, ao consentir um empate a um golo frente à seleção da diáspora dos Estados Unidos.

A seleção de Boa Vista marcou aos oito minutos do segundo tempo por Guik e a seleção da diáspora empatou por intermédio de Bebeto.

Nos Mosteiros, e para o grupo A, a seleção do Sal goleou São Nicolau por 4-0, mas foi insuficiente para garantir a qualificação já que a congénere de Santiago também goleou o combinado do Maio por 5-0 e segue em frente.

Para as meias-finais, a realizar sábado, em São Filipe, a seleção de Santo Antão, primeiro do grupo A, defronta a seleção do Fogo, segundo do Grupo B, e, nos Mosteiros, São Vicente, primeiro do grupo B, mede forças com Santiago, segundo do grupo A.