A Taça Independência vai decorrer na ilha do Sal de 29 de Julho a 09 Agosto, tendo o sorteio e o regulamento da prova sido definidos sábado, durante a assembleia extraordinária da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF).

Nesse encontro de cerca de dez horas, as associações filiadas na Federação Cabo-Verdiana de Futebol estiveram reunidas, na cidade de Espargos (Sal) para, entre outros assuntos, debater e decidir todos os aspetos da organização da Taça Independência, também denominado Torneio Inter-Ilhas, a ter lugar na ilha.

Durante o encontro, ficou também definida a cota dos jogadores jovens, fixada em cinco atletas com idade até aos 23 anos, sendo a dos jogadores estrangeiros sido reduzida de cinco para dois.

Outra decisão tomada foi o alargamento do número de jogadores por seleção, que passa de 18 para 20, numa caravana que não pode ultrapassar os 25 elementos.

O regulamento geral aprovado passa doravante a vigorar para todas as edições da Taça Independência.

No resultado do sorteio realizado, esse torneio contará com três grupos, tendo no A as seleções do Sal, que é a anfitriã, da Boa Vista e de São Nicolau, no B os combinados do Fogo, de São Vicente e do Maio e no C as seleções de Santo Antão, de Santiago e da Brava.

Para além da organização da Taça Independência, a assembleia extraordinária da FCF debateu outros assuntos como o novo figurino e um calendário para as provas nacionais e ficou também estabelecida uma cota de jovens até aos 20 anos nas equipas séniores da primeira e segunda divisões, nos campeonatos regionais e nacionais.

A uniformização dos mandatos das associações regionais foi igualmente tema de debate, tendo sido fixado o período de três anos.

A escolha de jogadores para a seleção de Santiago, que tem causado alguma celeuma entre as regiões norte e sul, foi outro ponto da agenda.

Na reunião, foi feita uma tentativa de aproximação entre as duas associações, processo que, segundo o presidente da FCF, Victor Osório, terá continuidade, a bem do futebol santiaguense e para que a ilha tenha uma representação coesa na Taça Independência.