O Boavista, do Campeonato Nacional de Seniores de futebol, anunciou hoje a aprovação do Plano Especial de Recuperação (PER) do clube, por via judicial, que permitiu reduzir o seu passivo de 65 para 32 milhões de euros.

Em nota enviada às redações, a direção do clube axadrezado, que ingressará na I Liga na época 2014/15, por decisão federativa, refere que o PER «foi aprovado por uma maioria superior a 93% do valor dos respetivos créditos».

O que se traduz por um perdão, por parte da grossa maioria dos seus credores, de cerca de 50 por cento do valor inicial, que será pago em 150 meses e que inclui débitos fiscais e à Segurança Social.

«Constitui, então, esta aprovação do PER um momento histórico para esta instituição, com 110 anos de vida, e para os seus associados e adeptos, pois o que estava em causa era a própria sobrevivência do clube, agora assegurada», refere o comunicado.

Para a direção do Boavista, presidida por João Loureiro, o clube «ficará, atendendo ao valor do seu património, com uma forte situação líquida ativa, o que permite ter esperança no futuro», mas acautela que «terá que continuar a haver muita disciplina e rigor na gestão».