Os sócios do Varzim, clube que milita no Campeonato Nacional de Seniores, reuniram-se hoje em assembleia-geral, para aprovarem a constituição de uma hipoteca voluntária sobre parte do património do clube em favor das Finanças, para regularizar dívidas fiscais.

O histórico emblema da Póvoa de Varzim tem de liquidar cerca de um milhão de euros junto da Autoridade Tributária, mas para poder executar um acordo, de forma a pagar esse valor em 150 prestações mensais, tem de apresentar garantias, que foram hoje autorizadas pelos sócios, com a realização da hipoteca.

Numa reunião manga em que participaram cerca de 50 associados, registou-se apenas um voto contra e nove abstenções, tendo a proposta da direção, de hipotecar o edifício da antiga sede e terrenos destinados à construção do novo estádio do clube, sido aprovada por maioria.

O presidente do clube, Pedro Faria, afirmou à agência Lusa que “sem as garantias para apresentar às Finanças e fazer o acordo, o clube não tinha viabilidade”.

“Abre-se uma nova vida para o Varzim, que é quase uma instituição centenária e que agora tem bases mais sólidas para recuperar”, disse.

O Varzim já tinha chegado a acordo com a Segurança Social para pagar, igualmente de forma parcelada, uma dívida a rondar os 300 mil euros. Sem estes entendimentos com o Estado, o futuro do clube estava em risco.