O Futebol Clube Barreirense vai criar a Bolsa Social de Mérito Desportivo, que tem como objetivo ajudar os jovens praticantes das várias modalidades do clube com carências sociais e económicas.

A Bolsa Social de Mérito Desportivo, que será apresentada na quarta-feira, tem como principal objetivo promover a igualdade e oportunidade desportivas na prática das modalidades do Futebol Clube Barreirense a crianças e jovens com carências, sendo o desempenho escolar um dos fatores a ter em conta.

"Os atletas pagam uma mensalidade para praticar as diferentes modalidades desportivas no Barreirense. Muitos não podem pagar e o clube criou esta bolsa, subscrita por pequenas empresas, comércio e até pessoas a título individual, que vai ajudar quem tem dificuldades", disse à agência Lusa João Paulo Rodrigues, presidente do Barreirense.

O Barreirense lançou 10 bolsas, no valor de 150 euros cada, e já foram todas subscritas.

"Podem candidatar-se à bolsa os atletas que tenham transitado de ano escolar. Depois de analisadas as situações, vão ser escolhidos os bolseiros, que, ao longo do ano, não pagam nada. Estes 150 euros não pagam tudo do atleta, mas é uma maneira simbólica de todos ajudarmos", salientou.

João Paulo Rodrigues, que explicou que nenhum atleta é excluído do clube por não poder pagar, salientou que a bolsa ajuda a promover o acesso à prática desportiva a quem não tem condições financeiras para o fazer.

"Estamos a pensar aumentar o número de bolsas, porque teve boa aceitação. É um ato simbólico, mas muito importante", concluiu.